Nesta quinta-feira (25) acontece o Dia Livre de Impostos, data que incentiva comércios de todo o Brasil a oferecerem produtos sem taxação para os consumidores.
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), este ano devem participar da ação 50 mil lojas de todo o país, oferecendo descontos que podem chegar a 70%.
A data é uma oportunidade para que consumidores possam comprar produtos por preços mais baixos e para que lojistas consigam aumentar as vendas.
Entre os artigos que são comercializados por um menor preço estão medicamentos, cosméticos, calçados, alimentos, gás de cozinha, gasolina e carne.
O especialista em vendas e CEO da MR16, Marcelo Reis comenta que os impostos encarecem o produto.
“Até chegar ao produto final, na mão do consumidor, diversas etapas de impostos foram aplicadas, dando um valor muito superior ao seu custo”, explica o especialista.
Atualmente o Brasil conta com uma série de impostos em suas mercadorias, entre eles:
- Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ;
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) ;
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) ;
- Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) ;
- Imposto sobre o Produto Interno Bruto (IPI);
- Programa de Integração Social (PIS) ;
- Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).
Além de descontos, a data pode ser uma forma de compreender melhor o funcionamento dos impostos.
“É importante para que o varejista e consumidor vejam quanto que o produto efetivamente custa sem os impostos e que possam, de maneira ordenada, cobrar seus representantes por ajustes ou para que serviços públicos sejam melhorados”, explica Reis.