x

Home office

Home office: 49% dos trabalhadores atuam fora do horário para cumprir tarefas

Entre as principais dificuldades do home office estão a gestão de tempo e a comunicação.

28/05/2023 12:00:04

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Home office aumenta demanda de trabalho

Home office: 49% dos trabalhadores atuam fora do horário para cumprir tarefas

Metade dos profissionais que trabalham home office estão dedicando mais tempo de trabalho em comparação com suas jornadas presenciais. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pelo portal Empregos.com.br em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).

O estudo, que entrevistou 257 trabalhadores em todo o Brasil, revela que 49,4% realizam atividades fora do horário comercial para finalizar suas tarefas; 47,5% afirmam que seus superiores ou colegas entram em contato para tratar de demandas mesmo após o expediente; enquanto 45,1% declaram que trabalham mais em casa em comparação com o ambiente de trabalho presencial.

Embora a pesquisa não tenha investigado os cargos dos entrevistados, que variam de 18 a 55 anos, foi constatado que 22,2% deles possuem diploma de ensino superior e 19,8% têm formação de pós-graduação, o que pode indicar posições mais qualificadas.

"Tendo se passado três anos desde o início do trabalho remoto devido à covid-19, as organizações ainda enfrentam dificuldades em relação a esse modelo de trabalho", avalia a gerente do Empregos.com.br, Tábata Silva. 

Segundo ela, os principais desafios a serem enfrentados incluem a gestão do tempo e a comunicação. 

"Tanto líderes quanto colaboradores frequentemente sentem a necessidade de 'provar' que estão trabalhando de forma remota", complementa.

Diante dos dados obtidos, a especialista sugere que as lideranças invistam em uma comunicação mais eficiente com as equipes que operam em home office. 

"Um excesso de controle não está alinhado com a produtividade", enfatiza. "Cooperação, confiança e flexibilidade devem ser a base das relações profissionais."

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.