x

TRABALHISTA

CDH suspende regras da reforma trabalhista sobre trabalho parcial e impõe novos limites à modalidade

Se projeto for aprovado, trabalho parcial poderá ter até 25 horas por semana e sem horas extras.

25/05/2023 11:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
CDH reformula regras do trabalho parcial no país

CDH suspende regras da reforma trabalhista sobre trabalho parcial e impõe novos limites à modalidade

Nesta quarta-feira (24), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou mais um projeto que revoga algumas das regras estabelecidas pela reforma trabalhista.

Além da suspensão do artigo que prevê dispensa de trabalhador por acordo entre as partes, a comissão também aprovou o Projeto de Lei 268/2017, que limita a duração do contrato de trabalho de tempo parcial a 25 horas semanais.

O projeto, do senador Paulo Paim (PT-RS), também proíbe que trabalhadores sob o regime parcial prestem horas extras. Se aprovado o Projeto de Lei 268/2017, serão revogadas as regras do regime parcial previsto pela reforma trabalhista (Lei 13.467, de 2017) 

 A análise do projeto segue agora à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Segundo a relatora do projeto, a senadora Augusta Brito (PT-CE), a reforma trabalhista praticamente igualou o regime parcial ao integral, “algo que fragiliza o trabalhador”.

“Se o regime parcial se aproxima do integral em quantidade de horas trabalhadas, qual é o estímulo existente para o empregador contratar funcionários em regime integral?”, questiona a senadora em seu relatório.

A senadora ainda defendeu que o Senado não pode admitir a solidificação de “uma reforma nefasta que apenas beneficia o patrão em detrimento do empregado, que fica amplamente precarizado”.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.