x

DIGITAL

Negócios: 3 dicas para migrar para a contabilidade para o digital

Entenda como fazer a mudança para a contabilidade digital de maneira assertiva.

28/05/2023 11:00:06

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contabilidade digitalizada: 3 dicas para migrar

Negócios: 3 dicas para migrar para a contabilidade para o digital

A contabilidade digital já é realidade para muitos contadores e clientes. Há algum tempo a transformação digital alcançou este setor e, atualmente, os clientes procuram soluções mais rápidas e eficazes para seus problemas.

Portanto, saber levar a contabilidade digital para um negócio é algo que requer atenção e cuidado. Veja três dicas importantes: 

Entenda o que pede o mercado

A primeira dica é que você precisa entender o mercado no qual está inserido. Isso significa entender melhor como as possíveis soluções digitais se encaixam neste mercado.

Certos setores, por exemplo, como a tecnologia, tem uma facilidade maior em aceitar as mudanças da contabilidade digital. Logo, você precisa conhecer bem quais são os clientes que você pretende abordar.

Também é interessante entender como a tecnologia ajuda cada setor. 

Já existem diversas empresas que vendem softwares de sistema integrado de gestão empresarial (ERP) completos. Entre as funcionalidades, existem módulos voltados para a contabilidade. 

O que um contador pode fazer, é tentar entrar em contato com a empresa que faz o software, para se familiarizar com ele. Usar o mesmo software que o cliente, já é uma ótima forma de se conectar com ele.

Micro e pequenas empresas, startups e empresas de tecnologia têm uma facilidade maior em assimilar novas tecnologias.

Crie uma nova proposta de valor

O que muitos profissionais do setor de contabilidade precisam entender é que contabilidade digital não é apenas trocar e-mails com o cliente. Há muitas formas de entregar valor para os clientes, usando a tecnologia para isso.

Ao migrar para a contabilidade digital, o contador deve deixar isso bem claro para o cliente. O que ele ganha ao contar com os seus serviços dentro da empresa. Como o mercado é bem concorrido, é preciso encontrar formas de satisfazer as dores do seu cliente.

O que ele espera? Ele quer eliminar a burocracia e ter uma contabilidade mais ágil? Ele quer um serviço de consultoria para ajudar a tomar decisões em relação ao seu negócio? Seja qual for o desejo, sua proposta de valor precisa ser atraente e entregá-la.

Treinamento, capacitação e cultura

Como dito acima, contabilidade digital não é apenas trocar e-mail ou usar um software de automação. Este é um conceito que precisa estar na cultura do seu escritório de contabilidade.

É claro que a tecnologia é importante, assim é válido se familiarizar e empregar as soluções que façam mais sentido para o escritório. 

Não somente existem as ferramentas diretamente envolvidas na contabilidade, mas também aqueles que ajudam a aumentar a produtividade. Porém, a contabilidade digital é uma questão de mindset, mais do que qualquer outra.

Portanto, tanto o contador como a sua equipe precisam estar capacitados em como atuar neste novo sistema. 

O profissional pode, e deve, oferecer treinamentos aos colaboradores, para ajudá-los a se adaptar a este novo sistema. Ler sobre o assunto e se informar sobre a contabilidade digital já é um primeiro passo.

Fonte: ContadorHerói

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.