x

Tributário

Imposto de Renda: declaração voluntária e suas vantagens

No universo tributário brasileiro, a declaração de Imposto de Renda (IR) é uma questão anual de relevância. Em 2023, a Receita Federal espera receber cerca de 39 milhões de declarações.

26/05/2023 16:30:14

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Imposto de Renda: declaração voluntária e suas vantagens

Imposto de Renda: declaração voluntária e suas vantagens

No universo tributário brasileiro, a declaração de Imposto de Renda (IR) é uma questão anual de relevância. Em 2023, a Receita Federal espera receber cerca de 39 milhões de declarações. A Coordenadora dos cursos de gestão da Estácio, Alessandra Camargo, ofereceu uma visão sobre as nuances da declaração de impostos para aqueles que não são obrigados, mas ainda assim desejam fazê-lo.

Camargo destacou que, mesmo sem a obrigatoriedade, a declaração pode ser benéfica em várias situações, principalmente ao prover um comprovante de renda. Ela afirmou: "possui comprovante para casos onde são solicitadas a renda do contribuinte". Este documento tem valor significativo para instituições financeiras ao considerar operações de crédito e financiamentos, segundo ela.

Além disso, Camargo enfatizou que não há desvantagens em declarar, desde que a declaração seja feita corretamente. Isto ressalta a importância de preencher a declaração de forma precisa e completa para evitar possíveis complicações futuras.

Talvez a vantagem mais surpreendente seja a possibilidade de restituição. Se a pessoa teve retenção de imposto e optou por declarar, mesmo sem a obrigatoriedade, pode ter direito à restituição, esclareceu Alessandra.

Se alguém que não seja obrigado a entregar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda ainda assim optar por fazê-lo após o prazo final, não haverá incidência de multas. O prazo limite para a declaração de 2023 é 31 de maio.

Entretanto, existe uma consideração a ser feita. Uma pessoa que opta por declarar o Imposto de Renda não pode ser listada como dependente em outra declaração. Portanto, é essencial que os contribuintes avaliem seu cenário pessoal para tomar a melhor decisão possível.

Essas informações, certamente, ajudam a esclarecer a situação para aqueles que, embora não sejam obrigados, estão considerando fazer a declaração de Imposto de Renda.

Fonte: -

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.