x

IMPOSTO DE RENDA

IRPF: como declarar obras e reformas na sua casa pode poupar dinheiro em impostos

Inclusão de custos de reformas na Declaração de IR pode beneficiar contribuintes na venda de imóveis.

29/05/2023 15:00:10

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como declarar obras e reformas no Imposto de Renda

IRPF: como declarar obras e reformas na sua casa pode  poupar dinheiro em impostos

Existe um benefício pouco conhecido pelos contribuintes relacionado às reformas feitas em suas propriedades. Embora essas reformas não proporcionem um aumento direto na restituição do Imposto de Renda (IR), elas possuem um papel importante ao funcionarem como comprovação para reduzir o imposto sobre lucro imobiliário, caso a decisão seja de vender a propriedade no futuro.

Especialistas na área de construção e reforma de imóveis destacam a importância de incluir os custos das obras na declaração de Imposto de Renda. As melhorias feitas em um imóvel aumentam o custo de aquisição da propriedade, isso quer dizer que, numa eventual venda, todas as modificações podem ser consideradas no cálculo do ganho de capital, contribuindo para o aumento do valor do imóvel para essa finalidade.

Na prática, essa vantagem é vista na questão do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). O cálculo será maior, levando em conta a diferença positiva entre o valor de venda e o custo de aquisição da propriedade. Como resultado, o imposto a ser pago na hora da venda ou transferência do imóvel será reduzido se a reforma for declarada.

Para um correto registro, os valores gastos para a realização de melhorias numa casa ou apartamento devem ser declarados na ficha de "Bens e Direitos", com uma descrição específica do imóvel. De acordo com a orientação da Receita Federal, as melhorias e investimentos devem ser declarados separadamente do valor do imóvel, sendo registrados conforme o ano-calendário correspondente.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.