x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

IMPOSTO DE RENDA

Contra o relógio: como lidar com a declaração do Imposto de Renda de última hora

Especialista em contabilidade dá dicas cruciais para quem deixou a declaração do IR para o último minuto.

29/05/2023 16:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
 Imposto de Renda: evite complicações, mesmo de última hora

Contra o relógio: como lidar com a declaração do Imposto de Renda de última hora

Na reta final do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda (IR), muitos contribuintes correm contra o tempo para evitar a multa por atraso. Para aqueles que deixaram tudo para a última hora, Co-fundador e CEO da ATLAS Inteligência para Gestão e Contabilidade, Marcelo Voigt Bianchi, traz dicas preciosas e esclarece dúvidas frequentes.

Deixei tudo para a última hora. Quais são as minhas prioridades?

Segundo Bianchi, a prioridade deve ser preencher a declaração com todos os dados, mas caso isso não seja possível, é fundamental focar nos rendimentos tributáveis e nas informações dedutíveis. "Desta forma, pelo menos você saberá se tem imposto a pagar ou a restituir", explica.  

O especialista enfatiza a importância da retificação da declaração logo após o preenchimento com todas as informações, caso não tenha sido possível fazê-lo no primeiro momento.

Sou um profissional liberal. Como posso tornar a declaração do IR menos complexa?

Os profissionais liberais, como médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, advogados, frequentemente enfrentam desafios para tornar a Declaração do IR uma tarefa menos complexa e evitar erros.  

A orientação de Bianchi é buscar o auxílio de um contador e manter uma rotina de envio de documentos para a escrituração do livro caixa e apuração do Imposto de Renda mensal. "Muitos profissionais liberais confundem e acham que o cálculo do Imposto de Renda é anual, na verdade ele é mensal. O ajuste da declaração é que é feito anualmente", esclarece.

Quais as consequências se eu cometer erros na declaração?

Ninguém quer receber uma notificação da Receita Federal, mas este é um risco real para quem comete erros na declaração. Sobre as consequências para quem comete erros na declaração Bianchi alerta: "quando houver inconsistência, a Receita Federal vai intimar o contribuinte para prestar as informações". 

Erros e inconsistências na declaração podem acarretar multas e, em casos extremos, caso seja identificada fraude, podem levar o contribuinte a ser indiciado por crime tributário.

E se eu não conseguir entregar a declaração a tempo? Seria melhor entregar a declaração incompleta e depois retificar?

Se o prazo expirar e não for possível entregar a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deverá pagar uma multa mínima de R$ 165,74, valor que pode chegar até 20% do valor do imposto devido. No entanto, alguns optam por entregar a declaração incompleta, para depois retificar, evitando assim uma penalidade maior. 

Bianchi diz que muitos contribuintes optam por essa estratégia. Se esta for a escolha, aconselha que a retificação seja feita o mais rápido possível. "Quanto antes, mais barato e menos dor de cabeça", afirma. Ele reforça que a contratação de um contador especialista é a melhor estratégia para evitar problemas com o "Leão".

Portanto, ainda que o contribuinte tenha deixado a declaração do Imposto de Renda para a última hora, é possível minimizar os riscos e evitar problemas futuros com a Receita Federal. Como destaca Marcelo Voigt Bianchi, mesmo na correria de última hora, há estratégias para minimizar os riscos e um especialista em contabilidade pode ser um grande aliado nesse processo.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.