x

ENERGIA

Conta de luz deve sofrer aumento nos próximos meses

ANEEL alertou para variações regionais e impacto nos custos de distribuição, transmissão, geração e encargos setoriais.

31/05/2023 16:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Aumento da conta de luz é anunciado

Conta de luz deve sofrer aumento nos próximos meses

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que a conta de luz deve sofrer aumento nos próximos meses no Brasil.

De acordo com o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, é esperado um aumento médio de 6,9%.

Durante uma audiência pública no Senado Federal, Feitosa alertou para as variações regionais e o impacto nos custos de distribuição, transmissão, geração e encargos setoriais.

Segundo a agência, as estimativas indicam que algumas regiões serão mais afetadas que outras.

A projeção é de um aumento médio de 17,6% na tarifa de energia elétrica no Norte, enquanto no Nordeste espera-se um reajuste médio de 7,9%. Enquanto isso, no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, as estimativas apontam aumentos médios de 6,5%, 5,7% e 4,5%, respectivamente.

A boa notícia, apesar do aumento, é que não haverá cobrança adicional das bandeiras tarifárias nas contas de luz neste ano de 2023.

As bandeiras tarifárias foram criadas para indicar os custos da geração de energia elétrica e reduzir os impactos financeiros das distribuidoras.

Em 2024, a perspectiva é de que a situação se mantenha, trazendo alívio para o orçamento dos consumidores.

Durante a audiência pública no Senado, Feitosa ressaltou o desafio da universalização da conta de luz em área rurais de estados como:

  • Pará;
  • Amazonas;
  • Rondônia.

A ANEEL está trabalhando em parceria com o Ministério de Minas e Energia para incentivar empresas e promoverem maior inclusão dessas populações.

Uma proposta é aumentar a parcela da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), embora isso exija uma redução de recursos destinados a outras iniciativas.

Com informações da Exame

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.