x

Câmara

Câmara aprova MP que recria Bolsa Família e que garante adicional ao Auxílio Gás

As mudanças no Bolsa Família e Auxílio Gás ainda precisarão ser analisadas pelo Senado.

31/05/2023 17:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Câmara aprova novo Bolsa Família e adicional do Auxílio Gás

Câmara aprova MP que recria Bolsa Família e que garante adicional ao Auxílio Gás José Cruz/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (30) a Medida Provisória (MP) que recria o programa Bolsa Família. Agora, o texto seguirá para o Senado.

Uma das principais mudanças feitas pelo relator, o deputado federal Dr. Francisco, foi a inclusão de lactantes no público-alvo do benefício adicional de R$ 50 por mês. O texto original estendia o bônus para crianças e adolescentes de 7 a 18 anos e gestantes.

O relatório também autorizou que beneficiários do programa contratem empréstimos consignados, podendo empenhar até 35% do valor mensal do auxílio no pagamento das prestações —ante 45% para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) . Desse percentual, 30% podem ser destinados somente para empréstimos e financiamentos e 5% para despesas do cartão de crédito consignado.

Outra mudança é a possibilidade do Executivo editar uma regra para que fique mais fácil uma família acumular o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, e o Bolsa Família.

A ideia é que, no futuro, o valor recebido pelo BPC não seja considerado na hora de avaliar se uma família tem a renda exigida para ser beneficiária do Bolsa Família.

O texto aprovado também estabelece a continuidade do pagamento do extra de 50% do valor do botijão de gás para beneficiários do programa Auxílio Gás.

A MP, que já havia sido votada em comissão mista no dia 10 de maio, perderia a sua validade em 29 de junho. Como ainda será encaminhada para o Senado, o governo já trabalha na possibilidade de edição de um decreto para garantir o pagamento desse adicional.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, isso deve evitar que 5,7 milhões de famílias tenham o valor do Auxílio Gás reduzido.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.