x

DÍVIDA

Dívida tributária: Receita investiga grupo empresarial que se estruturou para fraudar pagamento

Grupo empresarial também se estruturou para blindar o patrimônio de seus proprietários.

07/06/2023 14:30:16

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Receita investiga fraude em pagamento de dívida tributária

Dívida tributária: Receita investiga grupo empresarial que se estruturou para fraudar pagamento

A Receita Federal e a Polícia Federal, em ação integrada, deflagaram nesta terça-feira (6), a Operação Ponto Final, que visa combater operações empresariais que foram esquematizadas com o propósito de fraudar o pagamento de dívida tributária e blindar o patrimônio de seus proprietários. 

A dívida de impostos e contribuições sociais federais do grupo empresarial com a União é de quase R$ 1 bilhão, uma parte inscrita em Dívida Ativa e outra parte em cobrança no âmbito da Receita Federal.

Para alcançar o seu intento, a organização empresarial se envolveu em práticas fraudulentas, abrangendo: 

  • Simulações;
  • Abuso da personalidade jurídica
  • Sonegação de tributos;
  • Blindagem patrimonial;
  • Fraude à execução fiscal. 

O grupo econômico explora o serviço público de transporte por ônibus de passageiros urbano, intermunicipal e interestadual, bem como o transporte de cargas e encomendas. 

Estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, em Belo Horizonte, Brumadinho, Montes Claros, Nova Lima e Sabará, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Belo Horizonte.  

Participam da operação 43 integrantes da Receita Federal, sendo eles auditores-fiscais e analistas-tributários, e 95 policiais federais. 

Os responsáveis pelo grupo empresarial poderão vir a responder judicialmente pelos crimes de apropriação indébita previdenciária, sonegação de contribuição previdenciária, fraude à execução, contra a ordem tributária, lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores e organização criminosa. 

Informações sobre a operação serão repassadas na entrevista coletiva que ocorrerá na Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da Receita Federal

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.