x

PIX

Para 58% dos usuários, confiança no Pix aumentou no último ano

Depois de investigar em 2021 a adesão ao Pix logo após seu lançamento, pesquisa retorna à mesma investigação para analisar na atualidade o comportamento dos usuários do sistema de pagamento instantâneo

14/06/2023 19:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Para 58% dos usuários, confiança no Pix aumentou no último ano

Para 58% dos usuários, confiança no Pix aumentou no último ano Foto: Biola Visuals/Pexels

Pouco mais da metade dos usuários do Pix aumentaram a confiança no sistema de pagamento instantâneo nos últimos 12 meses. O dado pertence ao estudo conduzido pelo Capterra, plataforma de comparação de softwares, que entrevistou pouco mais de mil brasileiros em março de 2023 para entender como eles estão usando o Pix e seu grau de confiança na tecnologia.

O resultado do Capterra é lançado ao mesmo tempo em que o Banco Central (BC) anuncia novas medidas de segurança para evitar fraudes em transações pela ferramenta. Vale destacar que o esforço para recrudescer a segurança é um dos fatores que os respondentes citaram como responsáveis por levá-los a sentir mais confiança no Pix –37% mencionaram essa opção no levantamento. 

"Com um quarto dos respondentes usando o Pix mais de 20 vezes por mês, a segurança se torna um elemento-chave para colaborar em manter a boa reputação da plataforma", comenta Marcela Gava, analista responsável pelo estudo.

Outros dados presentes no estudo inédito sobre Pix são:

  • O conhecimento dos respondentes sobre atualizações e funcionalidades do sistema;
  • A frequência com que os usuários usam o sistema para realizar transações financeiras;
  • A medida de segurança mais relevante, na opinião dos usuários, que foi implementada pelas instituições financeiras para evitar golpes via Pix. 
  • Os fatores que levariam os usuários a deixar de utilizar o Pix.

Fonte: Capterra

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.