x

EMPRESAS

Abertura de micro e pequenas empresas bate recorde no primeiro trimestre de 2023

Dados mostram uma melhoria na qualidade do empreendedorismo no país e abrem margem para soluções exclusivas para este mercado.

15/06/2023 17:30:08

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
 Abertura de micro e pequenas empresas bate recorde

 Abertura de micro e pequenas empresas bate recorde no primeiro trimestre de 2023 Foto: fauxels/Pexels

O mercado brasileiro presenciou um crescimento significativo na abertura de micro e pequenas empresas no primeiro trimestre de 2023, alcançando números recordes e reforçando a participação desse setor no segmento de pequenos negócios.

Segundo dados do SEBRAE, foram criados 214.413 empreendimentos dessa categoria nos primeiros três meses do ano, representando um aumento de 9,2% em relação a 2022. Essa tendência demonstra um fortalecimento do empreendedorismo de qualidade e reflete uma maior confiança na economia brasileira.

De acordo com o CEO e fundador do Linker, David Mourão, pequenas e médias empresas e LTDAs de todo o país, “os dados do primeiro trimestre mostram um cenário positivo e indicam uma melhoria na qualidade do empreendedorismo no país. É encorajador ver o crescimento consistente da abertura de micro e pequenas empresas, o que impulsiona a economia e promove a geração de empregos”.

Os microempreendedores individuais (MEI) continuam a representar a maioria dos negócios abertos, totalizando 798.826 (78,8%) no primeiro trimestre de 2023.

No entanto, houve uma ligeira queda em comparação com o mesmo período do ano anterior, o que resultou em uma redução na participação do segmento. Apesar disso, as PMEs aumentaram sua parcela nos pequenos negócios, representando agora 21,2% do mercado, em comparação com 19,2% em 2022 e 17,5% em 2019.

Para David, criador do banco digital para PJs, os dados reforçam e abrem espaço para soluções voltadas exclusivamente para o público empreendedor.

“Vemos esses números, obviamente, com bons olhos! No Linker, seguimos o conceito de beyond banking (muito mais que um banco), oferecemos serviços bancários para gestão financeira e geração de receita, de forma prática e descomplicada, entendendo as dores dessas empresas. Todas as soluções são pensadas para ajudar o empreendedor em cada etapa da sua jornada”, afirma.

A abertura de MEIs também se destaca em diferentes classes de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) . Entre as dez principais classes de CNAE com maior número de abertura de MEIs, o setor de Serviços lidera, com 304.372 empresas (38,1% do total). As atividades de "Cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza", "Atividades de publicidade não especificadas anteriormente" e "Atividades de ensino não especificadas anteriormente" também se destacam como as principais opções de empreendimento nessa categoria.

O aumento significativo na abertura de micro e pequenas empresas demonstra a resiliência e o potencial empreendedor do Brasil. Com um ambiente mais favorável, cada vez mais empreendedores encontram oportunidades para desenvolver seus negócios e contribuir para o crescimento econômico do país.

Fonte: Linker/SEBRAE

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.