x

ECONOMIA

Bolsa Família: nova regra corta benefício de 738 mil famílias pela metade em junho

Confira como funciona em detalhes a nova regra que reduz 50% do benefício de famílias que conseguirem empregos.

23/06/2023 14:30:08

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Bolsa Família: benefício pode ser reduzido em 50% com nova regra

Bolsa Família: nova regra corta benefício de 738 mil famílias pela metade em junho

O governo federal divulgou as novas regras para manutenção do cadastro e pagamento do Bolsa Família, programa de auxílio social que atinge atualmente quase 22 milhões de famílias brasileiras, e as novidades já estão valendo neste mês de junho, podendo cortar o benefício de milhares de pessoas pela metade.

A nova regra do Bolsa Família estipula que, membros da família cadastrados no benefício que conseguirem um emprego e aumentarem a renda atual, têm direito a permanecer no programa social por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo (R$ 660) e, neste caso, o valor mensal do benefício será reduzido em 50%.

Em junho, mês que a regra passou a vigorar, cerca de 738,7 mil famílias se encontraram nesta situação e receberam apenas R$ 380,32, metade do valor disponibilizado pelo benefício no período.

Se a família perder a renda durante os dois anos de proteção, ela volta a receber o valor integral do Bolsa Família.

De acordo com o governo, a nova regra quer proteger o programa social e estimular a busca por empregos e o empreendedorismo. 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.