x

HOME OFFICE

Buscas por vagas de emprego em home office continuam em alta no Brasil, aponta pesquisa

Pesquisa revela crescimento nas buscas por trabalho remoto mesmo após a retomada das atividades presenciais.

23/06/2023 16:00:13

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Interesse por trabalho remoto segue em alta no Brasil

Buscas por vagas de emprego em home office continuam em alta no Brasil, aponta pesquisa

Segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), aproximadamente um terço (33%) das empresas no Brasil adotaram o modelo de home office durante a pandemia. Mesmo com a gradual retomada das atividades presenciais, as buscas por vagas de emprego em home office e termos relacionados permanecem em alta na internet, indicando um contínuo interesse dos brasileiros pelo trabalho remoto, conforme levantamento da plataforma Onlinecurriculo, especializada em currículos online.

De acordo com a análise, as buscas por "vagas de emprego home office" aumentaram 22% neste mês em comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação a junho de 2021, o crescimento foi ainda mais expressivo, ultrapassando os 200%.

Os dados revelam que o conceito amplo de "home office" também desperta interesse, com um aumento de 42% nas buscas em relação a junho do ano anterior. O pico das buscas ocorreu em março de 2020, quando a pandemia foi oficialmente declarada, evidenciando o interesse pelo regime remoto, que antes era uma novidade para a maioria dos brasileiros. Essa tendência sugere que o trabalho em casa pode se consolidar como mais do que apenas uma moda passageira, sendo uma opção atrativa para os profissionais do país.

As pesquisas mostraram que o contexto pandêmico acelerou a implementação do home office e causou uma disrupção global nas organizações, gerando uma necessidade de as empresas adotarem uma abordagem cautelosa e estratégica em relação ao trabalho remoto com o risco de perderem talentos para concorrentes.

O levantamento também revelou quais buscas relacionadas ao home office mais cresceram no último ano, destacando-se "trabalhos home office" e "trabalho home office meio período", ambas com aumento de mais de 100%.

Ao analisar a segmentação por estados, São Paulo lidera as buscas por home office, seguido por Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal. Essa tendência pode impulsionar a diversidade cultural nas organizações, permitindo que profissionais de diferentes regiões se candidatem a vagas em empresas de todo o país.

As áreas de educação, redação, psicologia e programação são as que mais demonstraram crescimento nas pesquisas por vagas de emprego em home office, com aumentos que variam de 35% a 65% em comparação ao ano anterior.

Diante desse cenário, é essencial que as empresas estejam atentas às mudanças no mercado de trabalho e se adaptem de forma ágil. Os dados podem servir como um indicador valioso para compreender as transformações no perfil dos profissionais brasileiros.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.