x

ChatGPT

8 áreas passaram a buscar profissionais com habilidades no ChatGPT; veja quais são

Para as empresas, o ChatGPT tem aumentado a produtividade dos profissionais.

29/06/2023 16:00:10

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
ChatGPT passa a ser diferencial competitivo para contratação

8 áreas passaram a buscar profissionais com habilidades no ChatGPT; veja quais são

A pesquisa "Business Insider" realizada nos Estados Unidos revelou que 91% das empresas com vagas abertas estão procurando contratar funcionários que saibam utilizar o ChatGPT, ferramenta desenvolvida pela OpenAI.

Isso mostra que o uso do ChatGPT vem se tornando um diferencial no currículo e pode ajudar profissionais de diversos setores a conseguirem empregos. 

Para as empresas que buscam essa habilidade, a ferramenta tem aumentado a produtividade, pois economiza o tempo dos funcionários e melhora os resultados alcançados.

A pesquisa entrevistou representantes de várias empresas e identificou quais setores estão buscando profissionais com experiência no ChatGPT. Confira quais são as carreiras mais demandadas.

Marketing

Empresas estão em busca de profissionais com conhecimentos no ChatGPT para preencher cargos em seus departamentos de marketing. A ideia é que essa ferramenta aprimore as estratégias para atrair novos clientes e aumentar as vendas.

A startup de saúde Lasso MD, sediada em San Diego, Califórnia, por exemplo, está procurando um gerente de mídias sociais que seja capaz de incorporar a inteligência artificial em seu fluxo de trabalho.

O presidente da Lasso MD, Eric Brunnell, afirmou ao Business Insider que a empresa busca candidatos que não apenas saibam usar o ChatGPT, mas também possam trazer novos conhecimentos para tornar o trabalho mais eficiente em toda a organização.

Essa visão é compartilhada pelo presidente da FloWater, Rich Razgaitis, que afirma que "o marketing está diretamente relacionado ao crescimento exponencial, e os candidatos com experiência no ChatGPT possuem uma vantagem competitiva ao serem capazes de criar sistemas de marketing em grande escala".

Engenheiros de Aprendizado de Máquina e IA

Empresas estão utilizando inteligência artificial para criar produtos de maneiras inovadoras. Para isso, algumas estão em busca de engenheiros que possuam conhecimentos no ChatGPT para atender a essa demanda.

A Interface.ia, uma ferramenta de IA conversacional para o setor financeiro, está em busca de um profissional capaz de implementar os sistemas mais avançados, incluindo a versão mais recente do ChatGPT, em seus produtos.

"Isso, em última análise, ajuda nossos clientes - bancos e cooperativas de crédito - a se tornarem mais eficientes no relacionamento com seus clientes", disse o presidente da Interface.ai, Srinivas Njay.

Desenvolvedores de Software

Desenvolvedores de software com conhecimento no ChatGPT também estão sendo procurados pelas empresas. Executivos afirmam que essa experiência pode ajudar as empresas a desenvolver modelos de segurança e até mesmo criar chatbots para interagir com os clientes.

A Workera AI, uma plataforma que visa treinar outros profissionais em tecnologia de inteligência artificial, é uma das empresas em busca desse tipo de desenvolvedor.

Segundo o presidente da empresa, Ted van den Berg, o ChatGPT pode ser utilizado para melhorar os testes de habilidade da plataforma. Ele afirma que "ao utilizar o ChatGPT e tecnologias similares de IA, os desenvolvedores de avaliação podem gastar menos tempo desenvolvendo modelos de avaliação e perguntas do zero e mais tempo aproveitando sua expertise para aprimorá-los".

Treinadores de IA

Empresas de tecnologia estão em busca de profissionais que conheçam o ChatGPT para adaptar seus sistemas e utilizar a inteligência artificial para obter melhores resultados.

A DealDriver, um serviço de compra de carros que utiliza inteligência artificial, está com vagas abertas nos Estados Unidos para especialistas que possam aprimorar seu chatbot personalizado e atrair novos clientes.

"Nossos especialistas em operações garantem que a IA seja capaz de se adaptar e lidar com novas conversas à medida que as experienciamos", disse o chefe de Experiência em Compras da DealDriverAI, Alex Chung.

Redatores

Ter conhecimentos em inteligência artificial para produzir conteúdo de maneira eficiente também está sendo requisitado para cargos de redatores, especialmente na área de marketing.

Segundo o líder criativo de marketing de parceiros globais da Slalom, uma consultoria em tecnologia sediada em Portland, nos Estados Unidos, Ted Zhan, o entendimento do ChatGPT auxilia os candidatos a contribuírem com ideias e soluções que podem ajudar a empresa a explicar melhor os benefícios da IA para os clientes.

O chefe de marketing da Tock, um serviço de reserva de restaurantes, David Widger, destacou que também busca profissionais com experiência no ChatGPT. Ele afirma que o uso da ferramenta gera novas ideias, aumenta a produtividade e é capaz de criar rascunhos iniciais de projetos da empresa.

Professores

Algumas empresas do setor educacional estão em busca de professores que saibam utilizar o ChatGPT para auxiliar no aprendizado dos alunos. A Oliver Scholars, sediada em Nova York, por exemplo, está em busca de um profissional que possa ensinar os estudantes a utilizar essa ferramenta para facilitar seus estudos.

"Queremos que nossos alunos compreendam as oportunidades e limitações dessa tecnologia", disse a presidente da Oliver Scholars, Danielle Cox, acrescentando que os professores também terão a função de ajudar os alunos a discernir quais informações geradas pela IA são confiáveis.

Gerentes de Produto

O conhecimento no uso do ChatGPT também está sendo destacado como diferencial para gerentes de produto, que devem saber utilizar a ferramenta para otimizar fluxos de trabalho e alcançar melhores resultados.

A Integrated Projects, uma plataforma digital para arquitetos, está em busca de um profissional para aprimorar o conjunto de produtos oferecidos aos clientes. Para o presidente da empresa, Jose Cruz Jr., a IA pode ser um diferencial na produção de conteúdo da equipe.

"Um candidato forte sabe equilibrar a eficiência do ChatGPT com um olhar atento aos detalhes e curadoria", disse Cruz.

Recrutadores

Equipes de recursos humanos e recrutamento estão em busca de profissionais interessados em utilizar o ChatGPT para selecionar candidatos mais qualificados para as vagas disponíveis em suas empresas.

A Moderna, responsável por uma das principais vacinas contra a Covid-19, por exemplo, descreve em uma vaga para chefe global de aquisição de talentos que busca candidatos que se sintam confortáveis em utilizar tecnologias como a IA para aprimorar os resultados da empresa.

Em resumo, o ChatGPT está sendo valorizado e buscado por empresas em várias áreas, como marketing, engenharia de aprendizado de máquina, desenvolvimento de software, treinamento de IA, redação, educação, gerenciamento de produto e recrutamento. O conhecimento e habilidades no uso dessa ferramenta podem proporcionar uma vantagem competitiva e ampliar as oportunidades de emprego para profissionais qualificados.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.