x

CONSULTE SEU CPF

Desenrola: como saber se o nome está sujo para renegociar dívidas?

Confira passo a passo para consultar seu CPF e se está com nome negativado nos birôs de crédito.

18/07/2023 14:00:10

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Desenrola: como consultar se nome está sujo para aderir ao programa

Desenrola: como saber se o nome está sujo para renegociar dívidas?

De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em abril deste ano, cerca de 66 milhões de brasileiros estão negativados.

Ou seja, quatro em cada dez adultos (40,60%) estavam negativados no período, um aumento de 8,08% em relação ao mesmo mês de 2022.

Por esses e outros dados, o governo lançou o Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas que pretende tirar os brasileiros da inadimplência e retomar o potencial de crédito e de consumo de cerca de 70 milhões de consumidores endividados no país.

O Desenrola é uma oportunidade dos brasileiros regularizarem sua situação financeira, mas para isso é preciso primeiro verificar se seu nome está realmente negativado nos birôs de crédito do país.

Como consultar o nome negativado

Serasa

No Serasa, um dos principais reguladores do crédito dos brasileiros, é possível conferir a situação do CPF gratuitamente pelo site ou aplicativo. 

No site, basta acessar e clicar em “Consultar CPF grátis”. Depois, faça seu cadastro e confirme seu e-mail. Com essa etapa finalizada, faça o login e clique em “Meu CPF”.

O consumidor também poderá verificar pendências e informações sobre dívida, data de negativação e mais.

SPC Brasil

Também é possível consultar se seu nome está sujo pelo site do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Para verificar a negativação e o score de crédito, acesse o site do Cadastro Positivo. 

Na sequência, faça seu cadastro com o CPF. Para acessar, será necessário baixar o aplicativo Google Authenticator para ativar um token. Sempre que o usuário realizar um novo acesso, o site vai pedir o código que aparece neste aplicativo.

Com o acesso criado e liberado, basta clicar em “Consulte seu CPF” para conferir se há algum registro.

Boa Vista SCPC

Mais um nome popular entre os negativos, é possível conferir a situação do seu CPF no site do Boa Vista SCPC ou pelo aplicativo “Boa Vista Consumidor Positivo”.

No site, basta clicar em “Consulta de CPF”, digitar o número do CPF e cadastrar dados adicionais solicitados.

Depois já será informado se o CPF está limpo em sua plataforma.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.