x

BENEFÍCIOS INSS

Pagamento do INSS: Dataprev diminuirá de 96 para 48 horas tempo de processamento da folha

Redução acontecerá com migração de tecnologia.

22/07/2023 09:00:05

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
INSS: processamento da folha de pagamento cairá para metade do tempo

Pagamento do INSS: Dataprev diminuirá de 96 para 48 horas tempo de processamento da folha

Nesta quarta-feira (19), a Dataprev, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, anunciou que reduzirá de 96 horas para 48 horas o tempo de processamento da folha de pagamento de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) .

A redução do tempo de processamento da folha ocorrerá com a migração de tecnologia de mainframe (computadores de grande porte), que usa plataforma alta, para plataforma baixa, em linguagem Java, com servidores menores.

De acordo com o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, o início dessa migração começou a ser discutido no ano de 2005 e em 2009 foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal (MPF).

Esse termo firmado seria para eliminar os sistemas antigos e modernizar a infraestrutura da empresa para o processamento de dados.

"Parece pouco, mas era um momento de foco e atenção intensa aqui na casa. São 48 anos pagando pontualmente os benefícios. É considerado corretamente a tarefa mais importante da casa. Isso libera energias nossas e do INSS, que tinha depois de aferir se tudo estava sendo feito corretamente”, disse o presidente da Dataprev.

Assumpção ainda ressalta que isso acaba por liberar “tempo para fazer coisas até mais importantes, como análise desses dados, estudos. Que só podem ser pensados depois".

Pagamento dos benefícios

Segundo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, são pagos mensalmente 38,3 milhões de benefícios para a população.

Em vista disso, a melhora do parque tecnológico é indispensável para a oferta de bons serviços públicos.

“O nosso foco é o atendimento aos brasileiros. O atendimento humanizado e o investimento em tecnologia andam juntos”, disse Stefanutto.

Com informações da Exame

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.