A contabilidade em ambientes públicos é de extrema importância, sem contar a necessidade deste serviço para toda a sociedade.
Assim como em qualquer empresa, seja ela pública, seja ela privada, a responsabilidade de uma contabilidade séria e focada na veracidade e comprometimento, são práticas que diferem e acrescentam no ambiente.
Por se tratar de um ambiente social, público e que acaba por impactar na sociedade como um todo, percebe-se o impacto que a contabilidade pública possui sobre os municípios.
Assim sendo, de maneira geral, a contabilidade pública é o ramo que se dedica ao estudo do Patrimônio dos locais públicos, registrando, demonstrando e controlando os orçamentos, ocupando-se com os fatos da fazenda pública, bem como do patrimônio público e suas variações.
Sobre a importância da contabilidade pública para os municípios, o contador e agente de contratação Rogerio Antonio da Silva, explica que a contabilidade acaba refletindo os dados do município, por isso a sua importância e necessidade dentro do ambiente.
Questionado sobre as ferramentas que a contabilidade pode oferecer às cidades, Rogerio explica que “A principal ferramenta é a utilização dos dados para a tomada de decisões governamentais, especialmente quanto à aplicação dos recursos nos setores que demandam prioridade sem esquecer dos aspectos legais.”
Falando sobre os prejuízos que a ausência de uma contabilidade pode causar, o contador explica “uma contabilidade irregular em um município pode vir da utilização de dados fidedignos, levando a tomadas de decisões incorretas e, assim, inviabilizando a vida das cidades”.