x

reforma tributária

Reforma tributária pode redefinir tarifas de saneamento

Adoção da CBS/IBS na proposta de reforma pode impactar custos no setor de saneamento básico.

17/08/2023 14:00:05

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
CBS/IBS na reforma tributária: efeitos no saneamento básico

Reforma tributária pode redefinir tarifas de saneamento

A proposta de reforma tributária, que está em discussão no Brasil, tem potencial para influenciar diretamente a composição das tarifas no setor de saneamento básico. A principal mudança em pauta é a adoção da Contribuição sobre Bens e Serviços/Imposto sobre Bens e Serviços (CBS/IBS ).

A reforma tem como objetivo manter a carga tributária atual, sem promover aumentos ou reduções na tributação sobre o consumo. No entanto, essa manutenção resultará em um rearranjo das cargas tributárias suportadas por diferentes empresas e setores da economia. Enquanto algumas atividades podem experimentar uma diminuição da cunha fiscal, outras podem enfrentar impactos distintos.

No contexto do saneamento básico, a composição das tarifas, que determina o custo dos serviços para o consumidor final, está em foco. A adoção da CBS/IBS pode trazer alterações significativas para este setor, que é essencial para a saúde e bem-estar da população.

A discussão sobre a reforma tributária e seus possíveis impactos é de suma importância, pois envolve a garantia de serviços básicos para a população e a sustentabilidade financeira das empresas que atuam no setor.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.