x

TENDÊNCIA

Carreira: conheça a lazy girl job, tendência de trabalho que viralizou nas redes sociais

Movimento pretende equilibrar a vida pessoal e a profissional.

26/08/2023 11:00:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Lazy girl job é o novo quite quitting? Veja tendência de trabalho

Carreira: conheça a lazy girl job, tendência de trabalho que viralizou nas redes sociais

A hashtag lazy girl job, “emprego de menina preguiçosa”, traduzido para a Língua Portuguesa, viralizou no TikTok e, hoje, acumula mais de 21 milhões de visualizações na plataforma.

A responsável por dar início a esse movimento foi Gabrielle Judge, de 26 anos, que vive no Colorado, Estados Unidos. Na plataforma, Judge tem 150 mil seguidores.

Hoje em dia, ela cria conteúdos e conseguiu fundar sua própria empresa de mídia.

A Folha de S. Paulo procurou pela jovem que comentou que se formou em 2019, ano que conseguiu o que considerava “o emprego dos sonhos americano”.

"Parecia excelente no papel, com benefícios incríveis, porém acabei ficando extremamente esgotada. Não entendia o que estava acontecendo, já que estava no início da minha carreira", diz Judge.

No ano de 2021, após sair desse trabalho, ela conseguiu o que chama de um "emprego preguiçoso", e começou a compartilhar vídeos no TikTok usando a expressão "lazy girl job".

Movimento

Esse movimento que repercutiu na plataforma significa ter um emprego que ofereça uma boa remuneração, mas que não demande um esforço excessivo, sobrando energia para investir em outras atividades."É basicamente algo do qual você pode se desvincular silenciosamente", explica Judge em um dos seus vídeos.

De acordo com especialista, o lazy girl job nada mais é que uma nova roupagem do quiet quitting, outra tendência que também chegou a viralizar no ano passado.

O movimento, assim dizendo, é sobre buscar um emprego que te permita fazer o mínimo e te dê estabilidade financeira. 

Para Judge, há empregos com salários bastante confortáveis, em que a pessoa não trabalha desnecessariamente e pode fazer suas funções de forma remota.

Assim, o objetivo do movimento é que as pessoas consigam encontrar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

"Meu desejo é que as pessoas ponderem sobre como se sentem em relação ao trabalho. Caso não estejam satisfeitas, gostaria que considerassem as pequenas melhorias que podem implementar em seu ambiente de trabalho. E se essas melhorias não forem viáveis, quero que saibam que têm o direito de buscar alternativas por conta própria", explica

Como identificar um trabalho assim? 

De acordo com a influenciadora, se o trabalhador está feliz e estabelece um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal, pode estar em um lazy girl job."Se trata realmente de alcançar clareza sobre si mesmo, identificar o que deseja e não simplesmente atender às expectativas dos seus superiores", afirma ela.

Benefícios

Dentre os benefícios que o movimento gera para o profissional são:

  1. Dedicar-se a atividades que vão além do trabalho;
  2. Movimento pode levar empresas a repensar sobre jornada de trabalho, modalidade de trabalho, bem como a relação entre chefe e empregado.

Malefícios

  1. Ficar em uma zona de conforto e não ver sentido no trabalho;
  2. O movimento pode levar a uma diminuição na busca pelo ensino superior.

Como adotar esse trabalho?

  • Ter foco;
  • Fazer uma autoanálise para verificar se o profissional se encaixa nessa proposta;
  • Manter um aprendizado contínuo. 

Com informações da Folha de S. Paulo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.