No Brasil já não se discute se a tecnologia deve estar presente nas escolas, mas sim como isso deve ocorrer. Enquanto pesquisadores, especialistas e grandes grupos privados e do setor público debatem sobre as melhores estratégias para implementação de políticas públicas na área, empresas privadas percebem as vantagens econômicas e sociais em investir em projetos que introduzem a tecnologia, por meio das leis de incentivo, no currículo de escolas
Este ano, a Braskem está patrocinando a terceira edição do projeto “Aprendizes – Digital”, realizado pela agência Muda Cultural, com apoio da corretora de seguros Lockton e The LYCRA Company, empresa americana do setor têxtil, proprietária da marca LYCRA®. Além de promover o acesso à tecnologia criativa, essas empresas colhem benefícios ao investir na formação de jovens estudantes e professores.
O projeto Aprendizes – Digital, em sua 3ª edição, está atendendo duas escolas públicas, sendo uma em São Paulo e outra no Rio Grande do Sul, ao longo de todo o ano letivo. As escolas estão recebendo oficinas semanais de robótica, proporcionando aos estudantes uma nova perspectiva educacional voltada para as áreas de ciência, tecnologia, cultura digital, engenharia e matemática. Essas atividades têm o potencial de formar profissionais mais capacitados e preparados para o mercado de trabalho, gerando um impacto positivo na economia.
Além disso, o projeto investe na formação dos professores, que participam de encontros mensais para aprimorarem suas práticas pedagógicas. Essa qualificação reflete diretamente na qualidade do ensino oferecido, possibilitando a formação de estudantes mais preparados e engajados no mundo digital.
Ao investir em projetos da Lei de Incentivo à Cultura, as empresas não apenas cumprem seu papel social, mas também se beneficiam economicamente, fortalecendo sua marca e criando um relacionamento mais próximo com a comunidade.
O Gerente de Relações Institucionais da Brasken no Rio Grande do Sul, Daniel Fleischer, destaca que o patrocínio do projeto é parte do compromisso da empresa em promover o desenvolvimento das comunidades próximas às suas unidades industriais. “A educação é um pilar fundamental para a construção de um futuro melhor para todos”, afirma Fleischer.
Em sua terceira edição, o Aprendizes – Digital já formou cerca de 200 alunos por ano, além de centenas de professores, que se tornaram agentes multiplicadores. Eles ampliam suas práticas de ensino e compartilham seus conhecimentos, aproveitando as oportunidades oferecidas por um novo ecossistema educacional.
As oficinas, este ano, estão acontecendo na escola E.E. Sebastião de Souza Bueno, na Vila Medeiros, em São Paulo, para alunos do 9º do F2 e 1º e 2º do ensino médio e na EMEF Santa Rita de Cássia, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, para alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental.
“Estamos felizes em fazer parte deste projeto e poder incentivar o uso da tecnologia para jovens que têm menos oportunidades de acesso a este tipo de estudo. Ajudar a comunidade faz parte do DNA da Lockton em todo o mundo e no Brasil não podia ser diferente”, afirma Glauco Ormond, Head de Marketing da Lockton Brasil.
Fonte: CGC EDUCAÇAO