x

CONTABILIDADE

Sescon-SP promove seminário internacional em Singapura sobre contabilidade, inovação e transformação digital

Com uma programação imersiva ao longo de seis dias, entre 10 e 15 de setembro, o 7º Seminário Internacional de Excelência Empresarial, em Singapura, debate o mercado contábil em um dos principais pólos tecnológicos do mundo

31/08/2023 19:30:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sescon-SP promove seminário internacional em Singapura sobre contabilidade

Sescon-SP promove seminário internacional em Singapura sobre contabilidade, inovação e transformação digital Foto: Pavel Danilyuk/Pexels

Entre os dias 10 e 15 de setembro, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) promove o 7º Seminário Internacional de Excelência Empresarial.

Com o objetivo de informar e posicionar empresários da área de contabilidade no que há de mais inovador no mercado, o destino escolhido para esta edição foi Singapura, cidade-Estado reconhecida globalmente pelo seu amplo desenvolvimento tecnológico. Para tanto, o Sescon-SP conta como parceira educacional a National University of Singapore (NUS), uma das principais universidades da Ásia.

A programação do evento conta com diversas palestras sobre temas como gestão e liderança, empreendedorismo, macroeconomia, investimentos, inovação e transformação digital. Os participantes também devem vivenciar workshops, atividades em grupo e visitas a locais culturais e históricos de Singapura, além de startups e pólos empresariais relevantes da região.

“O programa com a universidade será dividido em três dias de muita conversa, relacionamento e conhecimento, concentrados na área da Escola de Negócios da instituição, o que vai garantir uma linguagem menos acadêmica e mais voltada para o empresariado”, informa Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sescon-SP.

“Nos demais dias, teremos atividades complementares, incluindo o Sponsor’s Day, dedicado aos nossos patrocinadores e mais ativamente à contabilidade”. Os patrocinadores do evento incluem nomes como Omie, BDO, SCI Sistemas, Impostograma e o Grupo CorpServices.

A escolha por Singapura como destino encerra o ciclo de sete edições que passou por diversos continentes ao longo dos últimos anos. “A Ásia ficou por último por conta de suas características muito próprias de inovação, parcerias e contexto global”, conta Baptistão.

“Fizemos uma avaliação com Japão, China, Coréia e Singapura, e levando em consideração as questões sociais, culturais e de transformação de cada local, Singapura se mostrou a decisão mais adequada, inclusive ganhou também na pesquisa com os participantes de edições anteriores”.

Brasil vs Mundo

Todos os seminários internacionais trazem o objetivo de compartilhamento de visões e aprendizado sobre os diferentes ecossistemas contábeis em cada país, para que então seja feita uma comparação com o mercado contábil brasileiro.

Segundo o presidente da entidade, houve surpresa em várias edições ao ficar claro que o Brasil está evoluído em algumas questões — mas não em todas.

“O controle, as ferramentas, as estruturas tecnológicas para ajudar o mercado contábil a assessorar o empreendedor, são coisas que precisam ser mais debatidas. Mas, quando falamos do fisco, em todos os entes (Receita Federal, Secretaria da Fazenda, etc.), estamos bem avançados no Brasil. Nós somos grandes exemplos para muitos países que já visitamos”, aponta Carlos Baptistão.

“Claro que precisamos de muito mais, principalmente a própria evolução das empresas. Porque, ainda que tenhamos recursos e alternativas, não temos uma grande velocidade das empresas do mercado contábil de buscarem essa transformação digital, principalmente as empresas pequenas, e principalmente na mentalidade dos colaboradores. Isso é um grande desafio”.

Justamente por isso, eventos como o seminário trazem novas perspectivas e funcionam como um impulso para que mais empresários e outros profissionais contábeis conheçam melhores maneiras de atuar, com apoio da tecnologia e de novas ideias vindo de outras culturas.

Agora, com a edição de Singapura, a Sescon-SP fecha um ciclo de experiências robustas, que conectaram inúmeras pessoas ao redor do mundo e aprimoraram o mercado contábil brasileiro consistentemente. O início do projeto, na Universidade da Disney, em 2015, pavimentou o caminho que passou pela Universidade de Stanford e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, assim como o Imperial College, na Inglaterra, a Universidade Mc Gill, no Canadá, e a Universidade Reichman, em Israel. Agora, termina no continente asiático.

“Procuramos tentar montar a mesma trilha em todos os seminários, para fazer um comparativo, e cada lugar apresenta características diferentes. Os debates levantados são sempre únicos, mesmo partindo das mesmas provocações. Isso torna cada evento inesquecível e rico de maneira inédita. Mal posso esperar para ver como a sétima edição vai nos surpreender”, finaliza o presidente.

Sobre o Sescon-SP

O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) foi fundado em 1949, trabalhando ao longo de mais de 70 anos como porta-voz das reivindicações de seus associados junto aos poderes do estado, colaborando pela valorização da classe e garantindo apoio constante ao empreendedorismo. Com sede na capital paulista, a entidade atua em parceria com a Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (AESCON-SP). 

Fonte: EDB Comunicação

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.