x

normas internacionais

IFRS: entenda a importância das normas internacionais de contabilidade

Normas internacionais padronizam informações financeiras de empresas de diferentes países.

12/09/2023 18:00:04

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IFRS: o que é e qual a importância na contabilidade?

IFRS: entenda a importância das normas internacionais de contabilidade

A padronização é imprescindível para tomar decisões de forma consistente. E na contabilidade não é diferente.

Por isso, em 1970 foi criado o International Accounting Standards Board (IASB), grupo responsável por desenvolver as International Financial Reporting Standards (IFRS) .

Também conhecidas como normas internacionais de contabilidade, as IFRS têm como objetivo facilitar a compreensão das informações financeiras de empresas de diferentes países, tornando-as mais comparáveis.

IFRS no Brasil

As IFRS são adotadas por mais de 138 países, incluindo o Brasil, que as tornou obrigatórias para empresas de capital aberto em 2007.

Isso porque, com o Brasil inserido no cenário da globalização e do mercado de capitais, foi necessário adotar as normas internacionais de contabilidade, com o propósito de minimizar os diferentes critérios e práticas para reconhecer e mensurar cada transação. 

Segundo o conselheiro  do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Wellington Cruz, aplicando as IFRS, é possível alcançar uma padronização na contabilidade, independentemente do país de origem da empresa, garantindo uma linguagem financeira comum e compreensível em nível internacional.

"O Brasil, ao adotar essas normas, passa a ser um player, com o mesmo padrão internacional. O padrão internacional de demonstrações e relatórios contábeis faz com que a gente garanta competitividade nas empresas brasileiras, porque ganha comparabilidade com as empresas internacionais, ou seja, a mesma forma como a contabilidade é reconhecida, como o lucro se dá. No Brasil, o lucro por ação se dá a partir da contabilidade e do que os relatórios indicam, e também será o mesmo que vai apurar na Espanha, em Portugal e em outros países europeus", explica.

Para ele, a IFRS trouxe uma maior transparência e possibilidade de entendimento das demonstrações contábeis de outros países. Houve uma maior integração com o mercado internacional de capitais, já que ele possuía exigências relativas ao risco e à estrutura das demonstrações contábeis apresentadas.

As empresas também ganharam eficiência, pois o modelo de normas exige relatórios internos e externos que permitem uma otimização e padronização das atividades contábeis.

Benefícios IFRS

A adoção das IFRS traz uma série de benefícios para as empresas, incluindo:

  • Melhora da comparabilidade: as IFRS permitem que as empresas de diferentes países sejam comparadas com mais facilidade, o que facilita a tomada de decisões por investidores, credores e outros stakeholders;
  • Redução de custos: as IFRS podem ajudar as empresas a reduzir custos de conformidade, pois fornecem um conjunto único de normas a serem seguidas;
  • Melhora do compliance: as IFRS podem ajudar as empresas a cumprir as regulamentações de contabilidade e auditoria em diferentes países.

A adoção das IFRS também teve um impacto significativo na profissão contábil. Os contadores agora precisam ter um conhecimento profundo das IFRS para poderem preparar e auditar demonstrações financeiras.

A padronização contábil é uma tendência importante que está sendo adotada em todo o mundo.

Com informações adaptadas do CFC

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.