x

Guerra

Entenda os impactos da guerra entre Hamas e Israel no mercado financeiro

Com o mercado mais volátil, preço do petróleo e câmbio devem ser afetados.

10/10/2023 15:00:06

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Guerra entre Hamas e Israel pode elevar inflação

Entenda os impactos da guerra entre Hamas e Israel no mercado financeiro

O ataque realizado pelo grupo Hamas contra Israel no último sábado (7) é um dos mais trágicos do Oriente Médio, com mais de 1,3 mil mortes em menos de dois dias, incluindo civis e militares e até brasileiros que residiam no país estão desaparecidos até o momento.

O conflito também pode ter repercussões significativas no mercado financeiro, de acordo com os especialistas.

Segundo a Capital Economics, a guerra ocorre em um momento delicado para os mercados globais e pode aumentar a volatilidade. Confira três pontos sobre as possíveis consequências do conflito:

Impacto na economia: historicamente, os mercados financeiros têm sido resistentes a choques geopolíticos recentes. Embora os ativos israelenses tenham sido pressionados, o impacto nas principais economias da Europa e dos Estados Unidos tem sido limitado, quando comparado a eventos anteriores, como a invasão russa na Ucrânia;

Preços do petróleo: o principal canal de impacto global de um conflito no Oriente Médio seria através dos preços da energia. O aumento nos preços do petróleo é uma preocupação, especialmente se o conflito se espalhar para o Irã, um grande produtor de petróleo. Isso poderia elevar o preço do petróleo temporariamente para acima de US$ 100 por barril;

Banco Central: a resposta dos bancos centrais à repercussão econômica do conflito também é relevante. No entanto, atualmente, muitos bancos centrais estão no fim de seus ciclos de aperto monetário, o que pode limitar sua capacidade de resposta.

Para o sócio da consultoria BRCG, Livio Ribeiro, o impacto econômico é pequeno, mas pode resultar em uma revisão nos preços do petróleo e do câmbio. 

Ribeiro destaca a importância de observar a reação da Petrobras, pois isso pode afetar a inflação brasileira no curto prazo, mas não vê razões para mudanças drásticas.

Já a sócia e economista-chefe da Gap Asset, Anna Reis, observa que o câmbio também pode ser afetado, resultando em projeções de inflação maiores. No entanto, ela acredita que o impacto no Brasil é limitado, desde que o conflito permaneça na escala atual.

Em resumo, os analistas concordam que, até agora, os impactos econômicos do conflito Israel-Hamas são limitados, mas alertam para a possibilidade de maiores consequências se a situação se deteriorar ou envolver outros atores regionais. 

A volatilidade nos mercados financeiros e os preços do petróleo são as principais preocupações, e os bancos centrais podem ter que reavaliar suas políticas dependendo do desenrolar dos eventos

Com informações adaptadas do Valor Investe

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.