x

EFD-Reinf

EFD-Reinf: veja o que deve ser entregue nesta segunda (16)

Obrigação estava prevista para sexta-feira (13), mas foi postergada para o próximo dia útil.

16/10/2023 09:25:21

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
EFD-Reinf deve ser entregue nesta segunda (16)

EFD-Reinf: veja o que deve ser entregue nesta segunda (16)

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) deve ser entregue nesta segunda-feira (16). 

Em regra, a obrigação deve ser entregue até o dia 15, mas como a data coincidiu com um dia não útil, domingo, a entrega deveria ser antecipada para sexta-feira (13).

No entanto, a Instrução Normativa (IN) 2.163/2023 permitiu a postergação da obrigação para o próximo dia útil nos casos em que a data caia em finais de semana e feriados. Dessa forma, a entrega deve ser feita nesta segunda (16).

Vale lembrar que a norma também alterou a obrigatoriedade de prestar informações de rendimentos em situações em que a retenção do imposto é responsabilidade da pessoa jurídica.

Inicialmente, todas as pessoas físicas e jurídicas que fizessem a retenção do Imposto de Renda (IR) e das Contribuições Sociais sobre o Lucro Líquido (CSLL) deveriam declarar informações previstas no R-4080. 

Com a regra, isso só deve ser feito pelos prestadores de serviços a partir de 2024. Já a fonte pagadora, ou seja, os clientes das empresas que estão sujeitas a autorretenção, foram dispensadas das informações previstas no R-4020.

De acordo com a Receita Federal, essas mudanças representam um passo significativo na simplificação das obrigações acessórias, com foco especial nas necessidades das Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

Novos registros EFD-Reinf

Veja quais são os principais registros que devem ser informados na EFD-Reinf:

  • R-4010 - Pagamentos/créditos a beneficiário pessoa física - será utilizado na contratação de pessoas físicas para prestação de serviços, cujo Imposto de Renda (IR) é retido na fonte;
  • R-4020 - Pagamentos/créditos a benefício de pessoa jurídica - utilizado na contratação de pessoas jurídicas prestadoras de serviço de limpeza, segurança, entre outros, cujos imposto de renda, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) são retidos na fonte;
  • R-4040 - Pagamentos/créditos a beneficiários não identificados - pagamentos efetuados pela pessoa jurídica no caso de não identificação dos beneficiários das despesas a título de remuneração indireta;
  • R-4020 - Retenção no recebimento - pessoas jurídicas que recebem de outras pessoas jurídicas importâncias a título de comissões e corretagens relativas a operações realizadas na Bolsa de Valores e em Bolsas de Mercadorias.

EFD-Reinf

A EFD-Reinf é um registro eletrônico desenvolvido dentro do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)

Um dos principais propósitos do registro é reunir dados dos contribuintes relativos a pagamentos ou recebimentos de rendimentos, bem como retenções de imposto de renda na fonte. 

O intuito é substituir a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) para eventos ocorridos a partir de janeiro de 2024.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.