A inteligência artificial foi uma das grandes tendências popularizadas em 2023, com registro e perspectivas de crescimento em todos os setores - incluindo o contábil. De acordo com a consultoria Gartner, a expectativa é de que 60% dos processos contábeis rotineiros possam ser automatizados nos próximos anos.
Com esse impulsionamento da IA, metodologias de trabalho como a contabilidade contínua ganham espaço e oferecem melhorias na rotina de finanças. Outro dado da consultoria mostrou que a estratégia de continuous accounting ajuda empresas a reduzirem seus erros de fechamento contábil em até 37%.
A contabilidade contínua - ou continuous accounting - é uma abordagem que propõe a distribuição uniforme da carga de trabalho ao longo do período contábil. A metodologia se apresenta como uma alternativa ao método tradicional da contabilidade, em que os maiores volumes de trabalho são realizados em um período específico. Com o avanço da IA, a expectativa é de que o modelo de trabalho possa ser melhor implementado.
Quem defende a contabilidade contínua como uma aliada estratégica de profissionais contábeis é Guilherme Pessoa, CEO da Dattos, plataforma de automação de análises financeiras. Para o empreendedor, a abordagem é um exemplo de como tecnologia e mudanças culturais dentro das empresas devem ser combinadas para resultar em rotinas mais produtivas.
“Hoje em dia, a corrida não é mais de quem fecha o mês primeiro, mas de quem consegue gerar os insights mais rápidos e relevantes para analisar o andamento dos negócios. Essa agilidade, claro, depende de tecnologias que permitam a geração de dados de forma imediata, como a automação e as funcionalidades da IA. Porém, a cultura da empresa precisa migrar para um novo modelo de trabalho para que os resultados sejam realmente expressivos”, explica.
Como implementar a contabilidade contínua de forma bem-sucedida
- Avalie os processos contábeis já existentes
De acordo com o executivo, o modelo da contabilidade contínua requer um ambiente de trabalho dinâmico, cujo principal objetivo é a melhoria constante. "Um primeiro passo para adotar a metodologia nos escritórios é fazer uma avaliação minuciosa dos processos contábeis atuais para identificar em quais áreas o continuous accounting já pode ser implementado. É melhor começar pelas tarefas repetitivas, demoradas ou mais propensas a erros", aconselha.
- Selecione as ferramentas que serão adotadas para otimizar o trabalho
Após esse primeiro passo, Guilherme orienta gestores a analisarem quais novas ferramentas devem ser adotadas para facilitar o trabalho, juntamente com um processo de capacitação das equipes. "O desenvolvimento das pessoas que trabalham no setor deve acompanhar o uso de novas tecnologias. De nada adianta utilizar os melhores softwares se o departamento não é capacitado para usá-los da melhor forma possível", pontua.
- Fique atento ao volume de dados administrado
Outro aspecto reforçado pelo empreendedor é a tomada de consciência acerca do volume de dados operado pelas equipes financeiras e contábeis. “O volume de dados e o número de fontes de informações existentes nas operações das empresas não param de crescer. Com isso, técnicas de data analytics e big data já precisam ser incorporadas ao dia a dia dos contadores”. Esse cenário, inclusive, já foi confirmado por estudos: a pesquisa The future of the finance function mostrou que o volume de dados está crescendo, pelo menos, 63% ao mês em grandes empresas.
“A transformação digital vai permitir o uso de tecnologias para dar conta do volume de dados, mas é a cultura que vai realmente mudar a forma de trabalhar. Analistas e gestores precisam ter claro que é muito mais fácil resolver pequenos problemas no momento em que ocorrem do que deixar todos para resolver todos ao final do mês ou do ano. A contabilidade precisa acontecer em tempo real. Uma analogia que faço é a seguinte: se a contabilidade tradicional era como navegar com uma bússola e um mapa, o continuous accounting com IA é como ter um GPS em tempo real, recalculando rotas a cada obstáculo”, finaliza.
Fonte: Dattos