x

TECNOLOGIA

BC lança ferramenta que integra sistemas bancários para evitar fraudes e melhorar rastreio de dinheiro desviado

Instituições financeiras têm até 24 horas para informar no sistema qualquer transação considerada suspeita.

13/11/2023 18:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
BC lança ferramenta que integra sistemas para evitar fraudes

BC lança ferramenta que integra sistemas bancários para evitar fraudes e melhorar rastreio de dinheiro desviado

Com o aumento significativo dos golpes envolvendo as transações eletrônicas no país, o Banco Central (BC) anunciou uma nova ferramenta que promete reduzir as fraudes bancárias e melhorar o rastreio destas transações.

O novo sistema pretende aumentar a segurança das operações e reduzir as perdas – que atingem tanto os clientes quanto às instituições financeiras, que devolvem os valores em casos específicos após a comprovação da fraude – com o compartilhamento de informações entre os bancos em casos de operações consideradas suspeitas.

A ferramenta consiste em um sistema eletrônico interligado que recebe e compartilha dados, enviando informações e visualizações de indícios de fraude em todo o mercado. A novidade permite inclusive a descrição completa da operação fraudada, incluindo dados do cliente e da conta, valor, instituição financeira e destinatário da transação suspeita.

Em caso de suspeita de golpe ou fraude, as instituições financeiras devem enviar os dados da operação dentro da ferramenta em até 24h. Além disso, todo mês, no dia 15, deve ser feita a declaração de conformidade de registro em relação aos indícios do mês anterior

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos passam a ter mais um instrumento de checagem para utilização no processo de abertura de contas correntes e no processo de prevenção a fraudes, adicionando uma nova camada de segurança.

A novidade ainda quer estimular e promover a comunicação entre os bancos para facilitar além de golpes mais simples, a possibilidade de identificação do comportamento do fraudador, principalmente em esquemas de contas laranjas.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.