x

BLACK FRIDAY

4 dicas para impulsionar as vendas na Black Friday

Data já é apontada pelo micro e pequeno varejo como a segunda mais importante do semestre

24/11/2023 17:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
4 dicas para impulsionar as vendas na Black Friday

4 dicas para impulsionar as vendas na Black Friday Foto: WOKANDAPIX/Pexels

A Black Friday já se consolidou como um dos momentos mais importantes para o calendário do varejo brasileiro. Muitos consumidores já esperam pelo mês de novembro para aproveitar as promoções, e, para o comércio pode ser um importante momento de vendas, liberação de estoques e atração de novos clientes. Segundo a pesquisa Panorama Nacional do Micro e Pequeno Varejo, da Zucchetti em parceria com a Fecomércio SC, a Black Friday já é a segunda data mais importante do segundo semestre, sendo apontada por 9% dos entrevistados como a mais impactante nas vendas, ficando atrás apenas do Natal (42%). Na sequência, aparece o Dia dos Pais (6%). Conforme estudo da Neotrust, em 2023 o consumidor deve gastar mais durante essa sazonalidade, que tem ticket médio previsto de R$ 473,00, com aumento de 12,6% em vendas sobre 2022. 

A data tem o diferencial de ter o preço como impulso de compra, então é importante que os lojistas planejem boas promoções com descontos reais, diferenciados e personalizados para atrair os consumidores certos e se diferenciar da concorrência. Veja algumas dicas de Wagner Muller, Diretor da Vertical de  Varejo da Zucchetti, multinacional presente há 12 anos no Brasil, que desenvolve softwares de gestão e tem mais de 100 mil clientes no setor.

Personalização como diferencial

Com tantas promoções e anúncios, é preciso se destacar, e a personalização é um ponto que faz a diferença. "A oferta precisa ser customizada. Para isso, é importante entender o cliente. Fazer comparativos com histórico passado também pode ajudar nessa personalização, permitindo maior eficiência na definição de suas promoções, políticas de troca e estratégias de atendimento", detalha Wagner. Assim, uma sugestão é analisar os dados de compras de clientes, indicando promoções de itens que ele costuma comprar e gostar, ou mostrou interesse recentemente. 

Escolha os canais certos de comunicação 

Wagner salienta que elaborar ações de divulgação utilizando canais de comunicação que possuem maior aderência ao cliente é um ponto importante para que a informação correta chegue ao consumidor.Nesse sentido, Whatsapp e redes sociais têm se destacado cada vez mais na comunicação entre varejista e cliente. A pesquisa da  Zucchetti, em parceria com a Fecomércio SC apontou que, na hora de se comunicar com os consumidores, 96% dos comerciantes usam o WhatsApp, enquanto 59% utilizam redes sociais. Porém, os meios tradicionais ainda têm força: 76% ainda utilizam o telefone.  O mais importante é manter uma atualização de dados dos clientes que permita saber quais são os meios que mais os impactam e também utilizar de forma personalizada.

Observe o estoque ao escolher os itens da promoção 

Se o lojista está com itens parados no estoque, esse pode ser um bom momento para trabalhar as condições e promoções mais agressivas nesses produtos. Assim, além do faturamento, o varejista conseguirá ganhar através do giro de estoque - vendendo produtos que podem estar há semanas ou meses sem saída. Para compor esta estratégia, é possível  trabalhar descontos em itens que possuem mais giro, atraindo os consumidores, e vendendo outros produtos correlacionados ao primeiro. 

Cuidado com o ambiente da loja

Nas lojas físicas - responsáveis por 82% das vendas do micro e pequeno varejo, segundo a pesquisa da Zucchetti e Fecomércio - a maior circulação de clientes pode ser um desafio.  Por isso, é importante pensar na disposição dos produtos, garantindo um melhor fluxo dentro da loja, preparar a equipe para um atendimento mais rápido, além de atenção especial para os caixas, garantindo um pagamento mais ágil. Também é preciso pensar na reposição dos produtos na loja, para que os consumidores encontrem o que está anunciado rapidamente. 

Fonte: Assessoria de imprensa

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.