x

VALORES A RECEBER

Valores a Receber: Banco Central alerta sobre aplicativo falso de verificação

Correntistas devem acessar o canal único de consulta e resgate por meio do site da instituição

24/11/2023 14:30:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
SVR: BC alerta sobre app falso de verificação

Valores a Receber: Banco Central alerta sobre aplicativo falso de verificação

O Banco Central informou nesta quinta-feira (23) que está circulando um falso aplicativo oferecido por anúncios na rede social Facebook que promete a verificação de valores a receber (SVR).

A consulta de valores e o pedido de resgate são feitos exclusivamente por meio do site do BC e o  acesso ao sistema exige conta nível prata ou ouro no Portal gov.br.

Em nota, o BC esclareceu que, além de não existir o aplicativo, não envia links, nem e-mails a correntistas. 

“O Banco Central alerta que não envia e-mails nem links. Ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber. Além disso, o cidadão não deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. Caso já tenha sido vítima de golpe, o cidadão deve procurar a polícia e registrar um boletim de ocorrência”, informou.

O anúncio do falso é acompanhado de um vídeo de uma reportagem de televisão, que diz para baixá-lo e verificar qual o valor a receber está disponível.

Para chamar a atenção do público, o anúncio exibe o trecho de uma matéria com imagens de uma pessoa mexendo no celular, mas a reportagem completa informa que o único canal de consulta é a página do Banco Central.

Por motivos de segurança, o falso aplicativo foi retirado do ar pelo Google Play Store. No entanto, a empresa desenvolvedora mantém outros aplicativos de consultas falsas para benefícios como:

  • Restituição de Imposto de Renda;
  • Auxílio Gás;
  • Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Com informações do Banco Central

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.