x

black friday

Black Friday 2023 registra queda nas vendas e aumento recorde de reclamações

Relatório indica queda de 15,8% nos pedidos e faturamento total de R$ 4,9 bilhões. Segundo o Reclame Aqui, data registrou recorde de reclamações.

27/11/2023 17:00:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Black Friday registra queda nas vendas e aumento de reclamações

Black Friday 2023 registra queda nas vendas e aumento recorde de reclamações

Relatórios preliminares indicam que a Black Friday 2023 será marcada por resultados desanimadores, com uma queda significativa no faturamento e no número de pedidos no comércio eletrônico. As categorias de eletrodomésticos e eletrônicos lideraram as vendas, mas os resultados estão aquém das expectativas, contrariando projeções otimistas.

A Neotrust, empresa que monitora 2,5 mil varejistas, reportou uma queda de 14,4% nos ganhos do comércio digital durante a Black Friday, totalizando R$ 4,9 bilhões em faturamento. O número de pedidos também apresentou uma redução significativa, atingindo 7,6 milhões, representando uma queda de 15,8%. Este cenário contradiz as expectativas da própria Neotrust, que projetava um crescimento de 12% no faturamento para este ano.

Um relatório do Itaú BBA apontou que, nos primeiros vinte dias de novembro, MercadoLivre, Amazon, Shein e Shopee foram as varejistas que mais ganharam tráfego em aplicativos e sites, enquanto Americanas, Carrefour Brasil e Petz experimentaram declínio na participação de usuários ativos diariamente (DAU).

O banco acrescenta que as promoções da Black Friday foram estendidas ao longo do mês, seguindo a tendência do ano anterior. Analistas indicam que será necessário acompanhar os próximos dias para determinar o verdadeiro sucesso da data.

Desempenho por categoria

Eletrodomésticos lideraram em pedidos e faturamento, representando 20,7% dos ganhos totais e 501 mil pedidos.

Eletrônicos e telefonia seguiram, representando 15,4% e 11,7% das vendas, respectivamente.

Perfil do consumidor

Consumidores entre 36 e 50 anos foram os principais compradores, e o cartão de crédito foi o método de pagamento preferido, escolhido por 56,2% dos consumidores.

Na sexta-feira (24), análises do Google mostraram que iPhone, Air Fryer, Playstation e geladeira foram os itens mais buscados no Google Shopping entre 6h e 10h. Itens para combater o calor, como ar condicionado, ventilador e ar condicionado inverter, também estiveram entre os mais procurados.

Recorde de reclamações

Apesar do desempenho aquém nas vendas, um número foi recorde nesta Black Friday: o de reclamações. O Reclame Aqui registrou o maior volume de queixas desde a estreia da data no Brasil, com 12,1 mil reclamações. A proliferação de golpes online foi citada como um dos principais motivos para esse aumento.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.