x

PREVIDÊNCIA

INSS antecipa mais de 9 mil perícias do BPC, mas faltas superam comparecimentos

A fila para concessão do BPC acumula mais de 409 mil brasileiros.

29/11/2023 14:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
INSS realiza agendamento de mais de 9 mil perícias do BPC

INSS antecipa mais de 9 mil perícias do BPC, mas faltas superam comparecimentos

O Ministério da Previdência Social anunciou que iniciou um tipo de mutirão para agendar ou antecipar perícias médicas de 9 mil brasileiros que estão esperando a consulta para então receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Os exames estão sendo agendados desde o dia 20 de novembro e estão sendo destinados aos cidadãos que aguardam exame há mais de 100 dias.

Em setembro deste ano, a fila do BPC já tinha mais de 409 mil pessoas, sendo que, desse total, mais de 256 mil aguardam há mais de 45 dias, que é o tempo máximo de espera.

Os contribuintes que estão aguardando a perícia devem ficar atentos pois o INSS está entrando em contato para avisar sobre a antecipação do exame via aplicativo do Meu INSS, pelo telefone da Central 135, pelo número (11) 2135 0135, pelo e-mail ([email protected]), por SMS pelos números 29230, 27030 e 92716, que são números do Ministério do Desenvolvimento Social, ou ainda pelo "torpedo" do INSS: 28041.

Apesar da iniciativa, o Ministério alerta que os brasileiros estão faltando na perícia médica e que as faltas têm superado as confirmações de agendamentos. De acordo ainda com a pasta, na última quinta-feira (23), foram agendados 79 exames e apenas 18 pessoas compareceram.

Vale lembrar que o não comparecimento na perícia médica poderá implicar na desistência ou indeferimento do pedido.

Como saber se sua perícia médica foi antecipada

O cidadão pode conferir pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 sobre o agendamento e antecipação da perícia médica. Para realizar a avaliação, leve atestado médico, resultado de outros exames, laudos, receitas e outros documentos que ajudem na comprovação dos requisitos para concessão do BPC.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.