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Atualização curricular

Ministério da Educação deve assinar nova proposta curricular do curso de Ciências Contábeis

Profissionais relatam desatualização do curso diante do cenário atual do mercado de trabalho.

30/11/2023 17:40:02

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Ciências Contábeis: nova proposta curricular deve ser assinada

Ministério da Educação deve assinar nova proposta curricular do curso de Ciências Contábeis

A nova proposta curricular do curso de Ciências Contábeis avançou e está para ser assinada pelo Ministério da Educação. 

A informação foi confirmada nesta quarta-feira (29) pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Donizete Valentina, durante o XVII Congresso da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont), na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo/SP.

Para o vice-presidente, a nova proposta curricular será um grande passo para a qualidade da formação dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, já que os profissionais devem saber usar a pesquisa e a criatividade para organizar e interpretar os dados, a fim de resolver problemas organizacionais, e integrar os saberes de Administração, da Economia, do Direito e outros aos saberes das Ciências Contábeis.

O vice-presidente afirmou ainda que o Congresso tem como foco o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) e o processo de formação dos profissionais. 

“Nessas oportunidades são submetidos diversos artigos científicos relacionados a temas de grande importância para a contabilidade, como Environmental, Social and Governance (ESG) e o papel educacional dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis”, disse.

Proposta curricular do curso de Ciências Contábeis

O debate para viabilizar a alteração na Resolução CNE/CES nº 10, de 2004, normativo que regulamenta a formação de bacharéis em contabilidade, começou em dezembro de 2021, após manifestações da classe em relação a desatualização do curso diante das exigências do mercado.

A primeira ação do CFC foi comunicar instituições de ensino superior, coordenadores e professores de cursos de graduação na área sobre a reformulação. Nessa etapa, a autarquia abriu espaço para contribuições que pudessem ajudar a elaborar o documento de base para a minuta final.

Em seguida, os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) foram convocados para discutir o tema em encontros locais dentro de suas jurisdições. A meta era reunir opiniões e contribuições de todos os Estados e do Distrito Federal, englobando, assim, pontos de vista que refletissem diversas realidades.

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