x

Feriado

Câmara aprova Dia da Consciência Negra como feriado nacional

Dia da Consciência Negra já era reconhecido em seis Estados; texto aguarda sanção.

01/12/2023 12:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Dia da Consciência Negra pode se tornar feriado nacional

Câmara aprova Dia da Consciência Negra como feriado nacional

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) que estabelece o feriado nacional do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. 

Atualmente, o feriado é reconhecido em seis Estados - Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo - e em mais de mil municípios por meio de legislação local e estadual.

A relatora Reginete Bispo (PT-RS) enfatizou que a data contribuirá para intensificar os esforços no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial.

"Talvez pareça a muitos uma iniciativa menor, meramente simbólica. Mas não o é. Porque símbolos são importantes. São datas alusivas ao que o país considera mais relevante em sua história."

Alguns deputados contrários argumentaram que a instituição do feriado prejudica setores econômicos e que a decisão sobre a data deveria ser tomada pelas assembleias estaduais e municipais, como ocorre atualmente. 

"No mês de novembro já temos muitos feriados, isso teria de ser decisão das câmaras municipais”, afirmou o deputado Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF).

A votação registrou 286 votos a favor, 121 contra e duas abstenções. Como a proposta já havia sido aprovada pelo Senado, seguirá para sanção presidencial.

Com informações da Agência Câmara

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.