x

contábil

Exportação de serviços: quais as oportunidades para os profissionais contábeis?

Há setores da economia ainda pouco explorados, como a exportação de serviços e softwares, que pode se tornar não só mais um meio para o desenvolvimento internacional, mas o principal.

07/12/2023 08:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

Exportação de serviços: oportunidades para os profissionais contábeis?

Exportação de serviços: quais as oportunidades para os profissionais contábeis? Foto: Pixabay

Se você é um profissional de contabilidade no Brasil, é hora de voltar seus olhos para um vasto campo de oportunidades que muitos ainda não exploram totalmente: a Exportação de Serviços e Softwares

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro é composto por serviços, mas a exportação desses serviços ainda não é medida oficialmente. 

Cenário atual da exportação de serviços no Brasil

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), existem cerca de 25.000 empresas exportadoras de bens, mas não há uma estatística oficial para medir o número de exportadores de serviços. No entanto, a Econodata estima que existam mais de 10.000.000 empresas de serviços no Brasil. Se apenas 1% dessas empresas exportassem, teríamos mais de 100 mil empresas recebendo pagamentos do exterior.

Esse é um mercado amplo e em crescimento, com diversas oportunidades para empresas e profissionais de contabilidade que desejam expandir fontes de receita.

Motivos para investir na exportação de serviços e softwares:

  •  Incentivos dos Ecossistemas de Inovação: diversos esforços estão sendo feitos para incentivar as empresas brasileiras a exportar, incluindo a criação/expansão de ecossistemas, hubs de inovação, aceleradoras e fundos de investimentos;
  • Competição Global: a chegada de competidores estrangeiros ao Brasil está incentivando as empresas locais a buscar oportunidades no mercado externo;
  •  Demanda de Empresas Globais: empresas globais que operam no Brasil demandam serviços para suas unidades em outros países, abrindo portas para profissionais de contabilidade que oferecem serviços especializados;
  • Proteção contra Flutuações Cambiais: o setor de serviços e tecnologia consome muitas ferramentas em moeda estrangeira. Buscar receita em outras moedas torna-se uma estratégia de proteção;
  •  Reforma Tributária: a reforma tributária, com a perspectiva de IVA de 0%, incentiva as empresas a buscarem receitas no exterior, podendo ser um caminho de sobrevivência para muitos empreendedores. 

Desafios na exportação de serviços e softwares

Obter receitas em moeda estrangeira é um desejo de quase todo empreendedor, no entanto, a maioria não está preparada para lidar com os desafios nas contas a receber, conciliações, emissão de invoices, cobranças e meios de recebimento. A falta de conhecimento específico nessa área resulta no pagamento de tributos indevidos, perdas financeiras e riscos com órgãos fiscais.

Além disso, a falta de comunicação entre os clientes e os escritórios contábeis expõe essas transações a diversos riscos, incluindo:

  • Excesso de tributação devido à desinformação;
  • Perdas devido a flutuações cambiais;
  • Omissão de informações obrigatórias nas declarações fiscais;
  • Dificuldade em comprovar isenção de ISS, PIS e COFINS às autoridades tributárias;
  • Taxas excessivas cobradas pelos meios de recebimento utilizados;
  • Complexidades burocráticas nas remessas internacionais.

Solução: Kombinations da WTM International 

Para superar esses desafios e transformar a exportação de serviços em uma oportunidade para a área contábil, a WTM desenvolveu o Kombinations

Essa ferramenta é projetada para simplificar a jornada das empresas na expansão internacional, oferecendo um processo padronizado para vendas e cobranças internacionais, além de permitir uma gestão compartilhada com a área contábil, tornando a jornada de internacionalização mais simples.

A solução também auxilia na formação de preços na exportação de serviços, que é essencial para bons negócios, e também na criação de cenários tributários, que deve ser feita conforme o país do cliente, levando em consideração as peculiaridades de cada legislação. 

Para facilitar as cobranças é importante o uso de meios de pagamentos eletrônicos e soluções que integrem recebimentos via cartão e câmbio, em diversas moedas. Por isso, o Kombinations também possibilita taxas de câmbio em tempo real, com cotação competitiva e cobertura global. Por fim,  a ferramenta ainda ajuda na gestão de invoices recorrentes, que precisa ser eficiente e adaptada às necessidades do negócio.

Explore as oportunidades na exportação de serviços e softwares

Entender e aproveitar as oportunidades na exportação de serviços e softwares é crucial para o crescimento e sucesso das empresas, além de uma excelente estratégia para ampliar o leque de serviços oferecidos pelos contadores. 

Este é o momento de se destacar e liderar na prestação de serviços com foco na expansão internacional dos seus clientes. 

Para experimentar gratuitamente o Kombinations, clique aqui.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.