x

IA

IA pode aumentar sua produtividade em até 40%; veja como ela pode ajudar

Trabalhar na área de tecnologia sempre envolve dinamismo e inovação, mas atualmente, a inteligência artificial (IA) surge como protagonista, desempenhando um papel cada vez mais crucial.

07/12/2023 21:30:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IA pode aumentar sua produtividade em até 40%

IA pode aumentar sua produtividade em até 40%; veja como ela pode ajudar Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Trabalhar na área de tecnologia é estar imerso em um ambiente dinâmico e inovador, desde sempre; mas, hoje, a inteligência artificial desempenha um papel cada vez mais crucial nas atividades, transformando a rotina e facilitando demandas. Segundo um relatório da Accenture, a IA pode aumentar a produtividade dos profissionais em até 40%. Com isso, ela se torna uma aliada poderosa, proporcionando eficiência, automação e novos insights.

“Com o passar dos anos, cresce a notoriedade da IA ​​no cenário profissional de tecnologia, oferecendo soluções precisas e aprimorando a competência de diversas áreas. A ideia é entender como a inteligência artificial pode ser importante para otimizar o nosso trabalho diário”, comenta Samyra Ramos, especialista de marketing da Higlobe.

A seguir, a executiva compartilha os principais benefícios que esta tecnologia proporciona, especialmente aos desenvolvedores. Confira:

Automatização de tarefas repetitivas

A inteligência artificial permite a automação de tarefas diárias, liberando os desenvolvedores para se concentrarem em atividades mais estratégicas e desafiadoras. Além disso, as ferramentas de ensino contínuo e entrega (CI/CD), impulsionadas por IA, têm o poder de acelerar o processo de desenvolvimento, ao mesmo tempo que ajudam a evitar erros e atrasos ao longo do caminho.

Assistência no desenvolvimento de código

O ChatGPT e outras soluções de assistência de IA possuem um papel significativo para facilitar a redação das linhas de código. Esses recursos fornecem sugestões inteligentes, correções automáticas e até geram trechos com base nas intenções do desenvolvedor. Ao utilizar essas tecnologias, os programadores podem otimizar seu fluxo de trabalho, economizar tempo e aprimorar a qualidade do código produzido. É importante salientar que a inteligência artificial não vai substituir o trabalho humano, mas sim, tornar tarefas diárias mais práticas.

Testes de software aprimorados

A inteligência artificial melhora a detecção de bugs e a eficácia dos testes automatizados, contribuindo com a qualidade do software. Esses algoritmos aplicam técnicas estatísticas e de análise preditiva para identificar padrões em grandes conjuntos de dados, permitindo uma identificação mais precisa de anomalias e falhas potenciais no código. Assim, as empresas podem adicionar uma nova camada de testes e tornar as aplicações ainda mais seguras.

Otimização de desempenho

As ferramentas de IA têm a capacidade de analisar padrões de uso em diferentes contextos, permitindo aprimorar o desempenho de aplicações de forma certeira e automática. A inteligência artificial identifica padrões de comportamento dos usuários e otimiza as configurações da aplicação para melhor atender às necessidades e preferências da audiência.

Fonte: Higlobe

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.