x

contratações

Setor de Finanças está entre os setores que mais vão contratar em 2024

As principais oportunidades estão no Paraná, seguido de São Paulo e Rio de Janeiro.

04/01/2024 10:10

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Setor de finanças deve acelerar contratações em 2024

Setor de Finanças está entre os setores que mais vão contratar em 2024

Quase a metade (48%) das empresas no Brasil planeja recrutar novos funcionários no primeiro trimestre de 2024 e o setor financeiro se destaca, apresentando uma expectativa de criação de 42% das vagas.

Os dados são de uma pesquisa realizada pelo ManpowerGroup, especializado em soluções de força de trabalho. O levantamento, realizado em outubro de 2023, consultou 1.050 empregadores no Brasil, sendo que a maioria (26%) possui entre 250 e 999 funcionários.

A pesquisa também revela que outros setores, como saúde e ciências da vida (46%), tecnologia da informação (45%) e energia e serviços públicos (36%), têm perspectivas significativas de contratação.

Os estados com as intenções mais expressivas de contratação são Paraná (33%), São Paulo (31%), Rio de Janeiro (30%) e Minas Gerais (28%).

Mão de obra qualificada

Apesar da boa notícia sobre os planos de expansão das empresas, Nilson Pereira, o country manager do ManpowerGroup, destaca que as lideranças enfrentarão desafios significativos. Ele observa que "a maioria, ou 80%, das organizações relata dificuldades em encontrar os talentos que precisam, um índice superior à média global, também elevada, de 75%".

Assim, embora haja um impulso para o crescimento dos negócios, as áreas de Recursos Humanos (RH) precisarão reformular suas estratégias de atração, retenção e desenvolvimento de pessoas para superar a lacuna entre a oferta e a demanda de profissionais com as competências necessárias.

"Mesmo para os empregadores que estão repensando políticas de remuneração, de flexibilidade e benefícios, é necessário focar em treinamento e incentivar o 'lifelong learning' (aprendizado contínuo), explica. "Por isso, é preciso rever os requisitos das vagas abertas, focando mais no potencial de aprendizagem do candidato do que nas competências que ele já possui", aconselha.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.