x

IPTU

IPTU: São Paulo terá reajuste de 4,3% em 2024 e oferecerá desconto à vista

Cidadão poderá pagar imposto parcelado ou à vista com 3% de desconto.

04/01/2024 15:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IPTU de SP terá reajuste de 4,3% em 2024

IPTU: São Paulo terá reajuste de 4,3% em 2024 e oferecerá desconto à vista Foto: RDNE Stock project/Pexels

Nesta quarta-feira (3), a prefeitura de São Paulo divulgou o Edital do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2024.

O vencimento da primeira parcela do imposto ou a opção de pagamento à vista está programada para fevereiro.

Para este ano, com base na inflação, o reajuste é de 4,3%.

Aqueles cidadãos que optarem pelo pagamento à vista do IPTU receberão um desconto de 3% no tributo, sem contar que evitarão possíveis acréscimos moratórios vindos do esquecimento de parcelas mensais.

Além disso, os contribuintes também poderão optar por quitar o imposto em dez parcelas.

Vale informar que o pagamento à vista ou as duas parcelas poderá ser feito por meio de 2ª via do boleto que pode ser emitido via internet, disponível a partir do dia 15 de janeiro deste ano no site da prefeitura de São Paulo.

Outro ponto importante que deve ser mencionado é que o vencimento será no dia 9 ou no dia 14, para os contribuintes que não fizeram opção de dia de vencimento. Tem também a opção de vencimento no dia 20, para os contribuintes optantes pela notificação por administradoras de imóveis vencendo a primeira parcela em março.

Pagamento do IPTU

Para que o contribuinte realize o pagamento do imposto, o mesmo pode recorrer a terminais de autoatendimento, internet banking, guichês de caixa, casas lotéricas ou até mesmo via Pix.

Para aqueles que optarem pelo pagamento por Pix, o guia com o código estará disponível no site da prefeitura.

Vale também informar que não haverá o envio mensal de boletos para os contribuintes optantes pelo pagamento parcelado, somente a notificação de lançamento com a opção de pagamento à vista ou de primeira parcela.

Os contribuintes que optarem pelo parcelamento receberão, posteriormente, todos os demais boletos em um único formulário, mantendo os vencimentos por mês de cada parcela.

Com informações da Exame

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.