x

Greve no Banco Central

Funcionários do Banco Central anunciam greve; vejam quais serviços podem ser impactados

Funcionários do Banco Central entram em greve nesta quinta-feira (11) para exigir melhores condições de trabalho.

11/01/2024 17:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Greve no Banco Central deve causar interrupções em todos os serviços

Funcionários do Banco Central anunciam greve; vejam quais serviços podem ser impactados

Os funcionários do Banco Central do Brasil anunciaram que realizarão uma greve a partir desta quinta-feira (11), em uma manifestação liderada pelo Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal). 

A paralisação poderá causar interrupções em todos os serviços do Banco Central, afetando o atendimento ao mercado e ao público.

Entre os principais impactos estão cancelamento de reuniões, manutenção em sistemas e atraso na divulgação de informações. No entanto, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) assegura que o Pix e os serviços relacionados não serão impactados.

De acordo com informações do Sinal, a greve poderá causar atrasos ou até mesmo a não entrega de serviços, incluindo a conclusão de projetos em andamento, como o Drex, a moeda digital do Banco Central. 

Greve do Banco Central

A greve é uma resposta às insatisfações dos funcionários em relação ao tratamento de suas demandas profissionais.

O sindicato afirma que mais de 70% dos servidores do Banco Central devem aderir à greve, reivindicando melhorias nas condições de trabalho e benefícios. 

Os funcionários do BC destacam a falta de reconhecimento em comparação com auditores fiscais da Receita Federal e da Polícia Federal, apontando que a lei orçamentária de 2024 e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) não contemplaram suas demandas.

Entre os principais pedidos dos servidores, estão a criação de uma retribuição por produtividade institucional, reajuste nas tabelas de remunerações, a exigência de nível superior para o cargo de técnico e a mudança do nome do cargo de analista para auditor. 

Os funcionários do Banco Central também buscam uma discussão mais ponderada e equitativa sobre propostas que impactam diretamente a instituição.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.