x

VAGA REMOTA

Conquistou uma vaga remota nos EUA? Quatro passos importantes para sua organização financeira

Especialista detalha procedimentos importantes para manter a organização financeira e resolver burocracias na nova etapa profissional

16/01/2024 19:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Quatro passos importantes para sua organização financeira

Conquistou uma vaga remota nos EUA? Quatro passos importantes para sua organização financeira Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Trabalhar para o exterior tem sido o desejo de muitos profissionais brasileiros que buscam novas oportunidades em sua carreira. Os Estados Unidos, inclusive, é um dos países que mais contrata brasileiros (67%), de acordo com estudo da Deel, empresa de recrutamento internacional. Quando conseguem aquela vaga tão sonhada, alguns profissionais ficam na dúvida sobre qual é o passo a passo para organizar os trâmites administrativos e financeiros de ter um trabalho no exterior.

“Conquistar uma vaga ou um freela na gringa, em especial nos Estados Unidos, é uma demanda crescente, mas se os profissionais moram no Brasil é importante estar em dia com suas obrigações fiscais e ter muito clara a sua gestão financeira”, comenta Samyra Ramos, especialista de marketing da Higlobe, fintech de recebimento de pagamentos para profissionais brasileiros que trabalham para os EUA. “Estar atento às mudanças em relação às leis e também sobre a forma  de recebimento dos pagamentos é uma parte fundamental desse processo”, aponta.

Pensando nisso, a especialista aponta, abaixo, quatro passos que fazem a diferença na organização profissional dos brasileiros que conquistaram um job no exterior. Confira:

Passo 1: leia o contrato atentamente

Após conquistar a vaga tão sonhada, é preciso prestar atenção nos combinados apontados no contrato ou acordo de trabalho. Ler as cláusulas atentamente, entender quais são suas obrigações e as da empresa, analisar bem o valor do salário e qual será a data e forma de pagamento são alguns dos pontos importantes a se observar antes de assinar o documento. Ter um advogado ao lado nesses momentos também é um bom caminho para ficar ciente de suas obrigações legais e fiscais.

Passo 2: separe os documentos necessários

Para dar seguimento na assinatura do contrato, ou simplesmente para ter à mão em caso de eventualidades, ter em dia os principais documentos facilita burocracias incômodas e muitas dores de cabeça, principalmente envolvendo outro país. Verifique a validade e qualidade física de documentos como RG, CNH, passaporte, comprovante de residência e comprovante de conta bancária para receber seu salário. Uma dica é também ter guardado na nuvem as versões digitais desses documentos.

Passo 3: tenha um contador

Nem todo mundo entende com facilidade o universo financeiro e as obrigações fiscais. Por isso, e ainda mais tratando-se de uma vaga no exterior, ter um contador ao lado pode garantir sua tranquilidade e conformidade. O profissional será responsável por ajudar com questões tributárias, fiscais e de organização financeira. Além disso, ele pode orientar sobre o tipo de conta a ser aberta, se jurídica (ME ou MEI) ou física e como fazê-lo. Assim, contar com um especialista garante um respaldo para auxiliar caso surjam burocracias ou problemas complexos. 

Passo 4: abra uma conta para receber o salário em moeda estrangeira

Receber salário em dólar é uma das grandes vantagens que faz os profissionais procurarem vagas, principalmente nos Estados Unidos. Ter uma conta para facilitar esse tipo de recebimento é uma excelente opção para aqueles que querem agilizar os processos e diminuir gastos com taxas de transferência e câmbio, comumente altas nas instituições bancárias brasileiras. A Higlobe é uma das plataformas que proporciona aos trabalhadores brasileiros uma conta bancária nos EUA para que recebam seus pagamentos de forma rápida e segura, e assim, possam retirar o dinheiro para sua conta local brasileira com um custo total de apenas 0,5%.

Fonte: Higlobe

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.