O período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começou, logo os criminosos já criaram um novo golpe para tirar proveito da situação oferecendo falsos descontos no acerto do tributo, que é um dos mais caros neste começo de ano.
O novo golpe, registrado pelos brasileiros e pela empresa especializada em cibersegurança Kaspersky, consiste em um e-mail simulando dados da Secretaria da Fazenda (Sefaz) prometendo descontos de 50% no IPVA no pagamento via Pix.
Os curiosos e até interessados que não percebem que o e-mail é um golpe, são redirecionados para um site – que também simula a aparência da plataforma da Sefaz - onde a vítima insere seus dados, do veículo e obtém o valor do IPVA 2024.
Para deixar ainda mais verídico, o site fraudulento tem tecnologias sofisticadas e avançadas que realmente realizam uma consulta ao site oficial do IPVA, do Estado de São Paulo, obtendo assim o valor real do tributo devido, transmitindo maior segurança à vítima de que aquela condição é verdadeira.
Até esse momento, a vítima já disponibilizou seus dados, mas ainda não fez o pagamento. É logo após a consulta do valor que o contribuinte é levado a outra página para gerar a falsa guia de pagamento via QR Code do Pix, com o valor de 50% do IPVA devido. Realizando o pagamento, o valor é transferido para os criminosos.
Vale reforçar que a Sefaz não envia esse tipo de e-mail aos contribuintes e que não existe esta porcentagem de desconto em nenhuma situação. Assim, os brasileiros podem quitar o IPVA 2024 pelos aplicativos bancários pelo Renavam, pela página oficial da Sefaz-SP (onde é possível pagar via Pix) e nas lotéricas.