x

MALHA FISCAL

Malha fina do IR: entenda o que é e porque uma cai e outra não

Veja como acontece o processamento das informações pela Receita.

24/01/2024 16:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O que é a malha fina do IR?

Malha fina do IR: entenda o que é e porque uma cai e outra não

Ao enviar sua declaração do Imposto de Renda (IR), o contribuinte vai automaticamente para a análise  da Receita Federal.

A partir dessa análise, a  Receita faz o cruzamento de dados entre tudo que foi declarado e as informações recebidas pelo órgão a respeito daquele contribuinte.

Caso as informações cruzadas estiverem todas equivalentes, a declaração vai sendo processada sem nenhum problema, no entanto, ao encerrar o processamento, e se nenhuma inconsistência for apontada, a declaração termina seu processamento sem cair na malha fina.

Por outro lado, se a Receita identificar alguma inconsistência entre as informações, a declaração vai para uma análise mais profunda e é isso que se chama cair na malha fina, ou até mesmo “malha fiscal”, seguindo o nome técnico.

Caí na malha fina, fiz algo errado?

O contribuinte que cair na malha fina, não significa, necessariamente, que fez algo errado na declaração, mas que talvez seja necessário comprovar as informações.

Por exemplo, a declaração pode cair na malha fiscal por um erro de preenchimento do contribuinte, por informações erradas da fonte pagadora ou das outras fontes de informação.

Além disso, a declaração também pode cair por cruzar alguns marcadores que a Receita tem, e que não são divulgados, podendo indicar algo suspeito com aquela declaração.

Como sair da malha fina?

O contribuinte não consegue ter direito à restituição do Imposto de Renda enquanto a declaração estiver na malha e, por esse motivo, é importante ficar atento ao status da sua declaração depois de entregue.

Assim, para fazer a consulta do status da declaração, basta acessar o portal do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) .

Nesse ambiente, se o contribuinte tiver alguma pendência, conseguirá verificar a causa e, se foi erro, corrigir.

Por outro lado, se não há nada errado e a Receita quer apenas confirmar documentos, o contribuinte pode optar se prefere aguardar a intimação ou agendar uma antecipação da malha fiscal e provar que está tudo certo com sua declaração e sair da malha fiscal.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.