x

vagas

Concurso Nacional Unificado: termina nesta sexta (26) o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição

Candidatos têm até o final do dia para garantir isenção na taxa de inscrição; entenda quem pode solicitar e os procedimentos necessários.

26/01/2024 15:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
CNU: termina hoje o prazo para pedido de isenção de taxa de inscrição

Concurso Nacional Unificado: termina nesta sexta (26) o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição

Hoje (26) é o último dia para os candidatos solicitarem isenção da taxa de inscrição no Concurso Nacional Unificado, que oferece um total de 6.640 vagas, divididas entre 692 para nível médio e 5.948 para ensino superior, distribuídas em oito blocos temáticos. 

O prazo geral para inscrições encerra-se em 9 de fevereiro. As taxas são de R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior. Candidatos integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), beneficiários do Fies ou ProUni, e aqueles que realizaram transplante de medula óssea estão isentos.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) alerta que informações falsas acarretarão no cancelamento da inscrição e exclusão do certame, podendo levar à exclusão da lista de aprovados ou nulidade da nomeação. 

O resultado da solicitação de isenção será comunicado em três dias úteis, com possibilidade de contestação em caso de indeferimento. A solicitação é realizada online, com envio de documentos comprobatórios em formato PDF, PNG ou JPG, até 2MB.

Os candidatos podem se inscrever para múltiplos cargos dentro do mesmo bloco temático, com provas agendadas para 5 de maio. A inscrição é feita através da plataforma Gov.br, com provas aplicadas em 220 cidades. 

A validade do concurso foi ajustada para um ano, podendo ser prorrogada, e os testes serão realizados em 5.141 locais, com 46 candidatos por sala. Uma novidade é a convocação de pessoas do cadastro de reserva para contratações temporárias em ministérios e órgãos públicos. 

As provas serão compostas por questões objetivas e discursivas, com duração variada dependendo do nível de escolaridade. Recomenda-se o estudo de provas anteriores da Cesgranrio, responsável pela elaboração dos testes. 

Saiba mais:

Enem dos Concursos: Concurso Público Nacional Unificado tem vagas para contadores

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.