x

DCTFWeb

DCTFWeb deve ser antecipada devido ao Carnaval

Prazo de entrega da DCTFWeb cai na semana do Carnaval; veja como se programar.

07/02/2024 14:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
DCTFWeb: primeira entrega deve ser feita até dia 15 deste mês

DCTFWeb deve ser antecipada devido ao Carnaval

Os contribuintes têm até o dia 15 de fevereiro para realizar a primeira entrega da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).

Em fevereiro, a data da primeira entrega cai na quinta-feira (15). Por isso, a orientação é antecipar a entrega. Isso porque, alguns colaboradores optam por emendar a data com as festividades do Carnaval, que é considerado ponto facultativo.

A antecipação evita uma possível Multa por Atraso na Entrega da Declaração (MAED), multa automática pelo descumprimento do prazo.

Substituição da DCTF pela DCTFWeb

A DCTF passou a ser substituída pela DCTFWeb desde janeiro, de acordo com a Instrução Normativa (IN) 2.137/2023. Essa mudança tem como objetivo centralizar as retenções federais numa única declaração.

Ao contrário da DCTF Programa Gerador da Declaração (PGD), em que as informações eram declaradas na própria obrigação, para a DCTFWeb o contribuinte deve entregar as informações através do eSocial e da EFD Reinf. 

A substituição vem acontecendo gradualmente, com a entrada do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) da folha de pagamento em maio/2023 e agora com as demais retenções de Imposto de Renda, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) , Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) , além do Programa de Integração Social (PIS) sobre salários.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.