x

Atestmed

Atestado online do INSS irá substituir 100% das perícias até junho, afirma ministro

Objetivo do governo é reduzir a espera da perícia do INSS por meio do sistema Atestmed.

15/02/2024 17:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
INSS: atestado online promete substituir perícias a partir de junho

Atestado online do INSS irá substituir 100% das perícias até junho, afirma ministro

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou que até junho deste ano todas as perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão realizadas pela internet, por meio do revolucionário sistema Atestmed. 

A ferramenta visa substituir as perícias presenciais, permitindo o envio online de atestados e laudos médicos nos pedidos de benefício por incapacidade, como o auxílio-doença, e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoas com deficiência.

Lupi destacou que atualmente cerca de metade da demanda de perícias já é atendida pelo Atestmed, mas muitas pessoas ainda preferem o modelo presencial por questões culturais. 

Ele ressaltou a praticidade do novo sistema, permitindo que os usuários enviem seus atestados médicos eletronicamente, agilizando o processo e reduzindo significativamente o tempo de espera.

"Com o Atestmed, uma via eletrônica, todo mundo pode escanear e mandar (o atestado), todo mundo pode chegar numa agência e mandar o atestado que o próprio médico já deu. É médico, tem CRM... Se vale para a empresa, por que o INSS não vai receber? Estamos automatizando isso. Até maio ou junho deste ano, vamos ter 100% (das perícias) obrigatoriamente pelo atestado", enfatizou o ministro.

Segundo dados do INSS, o tempo médio de espera para pedidos de benefício reduziu de 69 dias em janeiro do ano passado para 46 dias em janeiro deste ano.

Lupi projeta uma média de espera de apenas 30 dias até o final deste ano, demonstrando o compromisso do governo em agilizar o atendimento aos segurados.

Saiba mais:

Atestmed: veja como funciona o envio de documentos

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.