x

SCORE

Score: entenda quanto é necessário para conseguir um financiamento

Entenda como funciona a pontuação de crédito que varia de 0 a 1.000 e traz quatro faixas de classificação.

20/02/2024 18:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Quanto de score é necessário para conseguir um financiamento?

Score: entenda quanto é necessário para conseguir um financiamento Foto:Jacob Morch/Pexels

Fazer um financiamento é algo muito comum na realidade brasileira, mas para isso, alguns pontos devem ser levados em consideração antes de fazer uma dívida que pode durar até 30 anos.

A grande maioria dos brasileiros procura o financiamento como forma de conseguir um imóvel ou veículo próprio, uma vez que esses itens são de alto valor.

Apesar disso, para fazer com que o financiamento dê certo, existe ainda uma outra circunstância que pode afetar, e muito, na hora de garantir uma casa ou veículo por meio dessa prática, o chamado score.

O score serasa nada mais é do que uma pontuação de crédito que varia de zero a 1.000 e traz quatro faixas de classificação, indicando a maior ou menor probabilidade de concessão de crédito.

Esse score, para o mercado, serve como um perfil de cliente e quais as chances dele cumprir com os compromissos financeiros nos próximos meses.

Mas a pergunta que fica é quanto de score é preciso para conseguir um financiamento com facilidade mas, a resposta exata para essa essa dúvida não existe, já que isso vai depender da instituição financiadora.

No entanto, é fato dizer que, quanto mais alto o score, maior a chance de ter um financiamento aprovado. Por exemplo, a partir de 701 pontos, a pontuação é considerada excelente e representa chances altas de ter o crédito liberado.

Score para financiar veículo

Ao fazer a aprovação de um financiamento de veículo, os bancos irão priorizar quem tem mais chances de pagar em dia.

Dessa forma, para liberar o parcelamento de um automóvel, cada banco ou instituição financeira usa métricas próprias para a aprovação de crédito e, a maioria, vai ter o score como parâmetro, mas a nota mínima que vão exigir para a aceitação do financiamento será a mesma.

Para financiar um automóvel, por exemplo, pode ser que a nota exigida seja maior que para a obtenção de um cartão de crédito, já que o risco de inadimplência pode ser maior.

Score para financiar imóvel

Antes de entrar para o financiamento de um imóvel, é preciso entender qual o cenário do mercado imobiliário no Brasil.

De acordo com o índice FipeZap em fevereiro deste ano, o valor médio do metro quadrado no Brasil é de R$ 8.750.

Além disso, deve-se também ter como base a renda média do brasileiro. Conforme mostrou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o rendimento médio real, habitualmente recebido no trabalho, alcançou um recorde de R$ 2.947 no quarto trimestre de 2023.

Então, se considerar a média dos preços dos imóveis e a renda média do brasileiro, a melhor saída é, sim, o financiamento para comprar a casa própria.

Contudo, o que deve ser levado em consideração é que as boas práticas de pagamento financeiro são fundamentais, além disso, a aprovação também depende dos rendimentos mensais, ou seja, não adianta ter um score alto se o financiamento comprometer a renda.

Pontuação

Levando em consideração todos os pontos mencionados acima, quem deseja fazer um financiamento deve ficar sempre de olho no seu score, pagar as contas em dia e regularizar as pendências.

Assim, para saber na risca quando está ou não com um score que pode render a aprovação de um financiamento, confira como a Serasa faz a divisão por classificação de pontuação de crédito:

  • De 0 a 300: baixo;
  • De 301 a 500: regular;
  • De 501 a 700: bom;
  • De 701 a 1.000: excelente

Saiba mais:

Entenda os impactos do parcelamento da fatura do cartão de crédito no score

Score de crédito: confira quais os principais critérios que impactam neste número

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.