x

PLANEJAMENTO FISCAL

Confira dicas para manter um planejamento fiscal eficiente em 2024

Estar atento às mudanças no sistema tributária é fundamental para contribuintes evitarem penalidades.

24/02/2024 12:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como manter um planejamento fiscal eficiente em 2024?

Confira dicas para manter um planejamento fiscal eficiente em 2024 Foto: Pixabay/Pexels

O sistema tributário brasileiro é algo bastante complexo, por isso é fundamental que os contribuintes estejam atentos às mudanças a fim de evitar multas, juros e outras penalidades.

Para que essa atenção não seja perdida o contribuinte precisa sempre ter em mãos um calendário fiscal, que define as datas limites para o pagamento de tributos e entrega de declarações. Mensalmente, o Portal Contábeis disponibiliza a agenda tributária do período para auxiliar nessa tarefa.

Mas além dessa agenda, confira as três principais dicas para que o contribuinte empresário mantenha-se em dia com suas obrigações fiscais e garanta a saúde de seu negócio:

1. Domine o calendário fiscal

Estar com o calendário fiscal nas mãos é fundamental para um planejamento fiscal eficiente. Com ele, o empresário consegue ter o controle de suas próximas entregas e prazos, além de garantir que os tributos e obrigações sejam entregues dentro do prazo.

2. Crie um sistema de organização

Com o contribuinte tendo acesso aos prazos de pagamentos de tributos e entrega de declarações, fica mais fácil lidar com a gestão criando um sistema de alertas.

Assim, é possível configurar lembretes para pagamentos, entregas de declarações e outras obrigações fiscais.

Além disso, é fundamental fazer uma boa documentação, mantendo os arquivos digitalmente arquivados como notas fiscais, recibos, guias de pagamentos e declarações. É importante também não se esquecer de fazer um backup de todos esses documentos para não correr o risco de perdê-los.

3. Mantenha-se atualizado

Para que o contribuinte não perca as mudanças e atualizações, é importante fazer o acompanhamento do site assinando a newsletter da Receita Federal, que traz as principais notícias sobre o calendário fiscal e informações relevantes.

Além disso, é sempre bom conferir regularmente o noticiário para acompanhar as mudanças e novidades nas leis e normas que possam impactar a gestão fiscal.

Outro ponto importante também é buscar cursos e profissionais da área, por exemplo, contadores, que podem auxiliá-lo a explorar a possibilidade de obter benefícios e incentivos fiscais.

Com informações da Arquivei

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.