x

Exame de Suficiência

Exame de Suficiência: CFC abre novo processo licitatório para escolha de banca

Consulplan deve deixar banca do Exame de Suficiência após baixos índices de aprovação.

23/02/2024 11:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Consulplan deve deixar banca do Exame de Suficiência em 2024

Exame de Suficiência: CFC abre novo processo licitatório para escolha de banca

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou que está realizando um processo licitatório para a escolha de uma nova banca para o Exame de Suficiência.

O Exame de Suficiência é uma avaliação realizada pelo CFC para comprovar o conhecimento mínimo necessário para que estudantes de Ciências Contábeis possam atuar como contadores. Ou seja, o exame é obrigatório para todos os profissionais.

No entanto, o índice de aprovação vem caindo desde que a Consulplan passou a ser a banca examinadora da prova. Em 2018, 30% dos candidatos foram aprovados. Já em 2023, apenas 13%. Clique aqui e confira o índice de aprovação.

Após contestações dos profissionais contábeis, o CFC decidiu abrir um processo para escolha de uma nova banca examinadora ao invés de renovar com a Consulplan, visto que o seu contrato vence em abril de 2024, mas poderia ser prorrogado.

Geralmente, o certame é aplicado duas vezes por ano, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre. Já as inscrições são abertas com aproximadamente três meses de antecedência.

Para se ter ideia, no ano passado, as inscrições para a primeira edição do Exame de Suficiência começaram no dia 13 de fevereiro. Ou seja, na teoria, o processo já estaria atrasado em 2024.

No entanto, como o processo de licitação ainda não foi concluído, os interessados em prestar o Exame de Suficiência em 2024 devem aguardar a finalização para ter informações sobre as inscrições e aplicação das provas.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.