x

PRONAMPE

Pronampe: Senado vai analisar PL que torna permanente recursos do programa

Autor do projeto avalia que a iniciativa garante a sustentabilidade dos pequenos negócios.

12/03/2024 10:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Recursos do Pronampe podem se tornar permanentes

Pronampe: Senado vai analisar PL que torna permanente recursos do programa Foto: Ivan SamkovPexels

Está em análise no Senado Federal, um projeto de lei (PL) que pretende tornar permanente os recursos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) .

A intenção com o projeto é aumentar o financiamento e reduzir os custos para o setor.

Vale lembrar que o Pronampe foi criado no ano de 2020, a partir de proposta apresentada e aprovada no Congresso Nacional para ajudar micro e pequenos negócios a não fecharem as portas em meio a pandemia da Covid-19.

Na época, o Pronampe foi bem sucedido e os parlamentares decidiram torná-lo permanente, também, a disponibilidade de dinheiro para financiar as atividades de micro e pequenos empresários.

Conforme o texto, está previsto que os recursos não usados do Fundo Garantidor de Operações (FGO), possam ser empregados para a cobertura de novos empréstimos ao invés de retornarem para a conta do Tesouro Nacional.

De acordo com o senador Esperidião Amin, na ausência de novos aportes no Pronampe, há um risco de que o programa fique inoperante, a partir de 2025.

Até o momento, o projeto que torna permanente a disponibilidade de recursos para o Pronampe está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Caso ele seja aprovado na CAE, seguirá para a Câmara dos Deputados, a menos que haja pedido para que a proposta seja votada também em plenário.

Fonte: -

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.