x

REEMBOLSO DE TAXAS

Contribuintes já podem pedir reembolso de taxas do Detran-SP pela internet a partir de hoje (18)

Facilidade vale para aqueles que pagaram taxas em duplicidade ou custearam serviços que não foram efetivamente prestados pelo órgão.

18/03/2024 12:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Detran-SP: pedidos de reembolso de taxas passam a ser digitais

Contribuintes já podem pedir reembolso de taxas do Detran-SP pela internet a partir de hoje (18)

A partir desta segunda-feira (18), os cidadãos que têm direito a reembolsos devidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP), poderão fazer a sua solicitação online.

A facilidade vale para aqueles que pagaram taxas em duplicidade ou custearam serviços que não foram prestados pelo órgão.

Para que a emissão da declaração Detran-SP de não uso da taxa passe a ser realizada por meio do Sistema de Peticionamento (SIPET), o órgão estabeleceu uma parceria com a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP).

Segundo dados, são contabilizados, em média, 1.500 solicitações mensais de reembolso para o Detran-SP.

Vale destacar que, até o momento, os pleitos de solicitação de declaração de não uso da taxa junto ao Detran-SP eram feitos de maneira presencial. A jornada levava, no mínimo, dez dias úteis.

Essa novidade aos cidadãos só foi possível graças à adesão do Detran-SP e Sefaz-SP ao Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

Aos cidadãos que precisarem, a partir de agora, usar o serviço eletrônico, basta:

  • Acessar aos SIPET;
  • Fazer o login;
  • Clicar em Nova Solicitação;
  • Buscar pelo serviço Restituição de Taxas Detran;
  • Preencher o formulário;
  • Apresentar os documentos solicitados.

Para validar a procedência do pedido, os sistemas da Secretaria e da Diretoria de Atendimento ao Cidadãos do órgão de trânsito paulista estarão integrados.

Um ponto a ser mencionado é que o processo digital de reembolso também deve melhorar o sistema do órgão e permitirá ao Detran-SP identificar eventuais repetições de erros no sistema, além da maior incidência de falhas em diferentes áreas de atendimento ou serviços não prestados, para que assim possam ser aperfeiçoados.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.