x

CARREIRA

Ex-recrutador do Google compartilha o que não deve ser falado em uma entrevista de emprego

Veja quais respostas evitar a qualquer custo durante um processo seletivo.

24/03/2024 10:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Emprego: quais respostas devem ser evitadas durante processo seletivo

Ex-recrutador do Google compartilha o que não deve ser falado em uma entrevista de emprego

Muito se fala sobre as formas de como impressionar os recrutadores nas entrevistas de emprego, como montar um bom currículo e também quais “qualidades e defeitos” citar quando for perguntado, mas pouco se fala sobre aquilo que deve ser evitado ao máximo durante uma entrevista e que podem custar a sua chance para aquela vaga.

O ex-recrutador do Google, Nolan Church, contou ao site da CNBC quais os  comportamentos que um candidato deve evitar a qualquer custo e quais os  "grandes sinais de alerta" para os recrutadores.

Segundo o especialista, para começar, quando o entrevistador perguntar no que o candidato pode melhorar, não use frases que façam parecer que não tem nada a aprender. Lembre-se: a empresa não está contratando alguém para ser perfeito, mas sim para executar bem as funções e crescer com o time.

Em vez de frases vazias, Church recomenda dar um exemplo de um erro que você cometeu, o que aprendeu com ele e como melhorou no futuro.

Não transfira a culpa a ninguém

Não diga nada negativo sobre as pessoas com quem você trabalhou. Quer se trate de um ex-colega, gerente ou empresa, "qualquer coisa que transfira a culpa de você para outra pessoa" soa mal, diz Church.

"As pessoas com quem você quer trabalhar assumem total propriedade e responsabilidade pelo que fizeram no passado", diz ele, mesmo que você tenha feito besteira. Assumir a responsabilidade indica que você é humilde o suficiente para admitir que não é perfeito e que está disposto a aprender com seus erros e melhorar.

'Não sei'

Por fim, evite responder às perguntas com "não sei". Quando o ex-recrutador do Google ouve isso, pensa: "Ok, então, tipo, a conversa acabou? Você não vai resolver esses problemas?"

Especialmente no que diz respeito aos jovens que estão começando suas carreiras, é possível que você não tenha muita experiência ou anedotas para usar e dar exemplos concretos do que conseguiu realizar. Nesses casos, "não há problema em dizer: 'Não sei, mas é assim que eu descobriria'", diz ele. Dê alguns exemplos de como você lidaria com o problema hipoteticamente para mostrar que você seria proativo para seguir em frente.

É importante mostrar, mesmo na entrevista, que você poderá lidar com os problemas que podem surgir no emprego.

Com informações Exame

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.